IPTU 2024

segunda-feira, 29 de junho de 2015

PALAVRAS de IRENE DÓRES - VIVA, O São João de Valença Voltou!

há muito tempo não acontecia em Valença uma festa popular tão organizada, tampouco um festejo junino nos moldes em que foi realizado. Depois de cerca de uma década, o valenciano pôde curtir e fazer parte da festa de São João realizada pela prefeitura e sem medo de ser feliz. Os munícipes reviveram momentos gloriosos de tempos idos. No quesito organização teve tudo que uma excelente festa pública precisa. Posto médico, Delegacia móvel, Samu, checagem pessoal nas entradas, policiais e guardas no apoio. Tudo de bom.

Tratando-se de atrações, Valença esteve no mesmo nível das cidades vizinhas que realizam a festa de São João com continuidade. As bandas poderosas como Falamansa e que abriu os trabalhos e Calcinha Preta que encerrou fizeram a alegria do publico e lotaram a Praça todos os dias da festa. Mas também participaram com grande atenção do público, as pequenas bandas locais que fizeram apresentações no coreto e levaram as pessoas a dançarem do mesmo modo. 

A Praça da República recebeu sem reservas, as familias valencianas com suas crianças e idosos, as quais apreciaram a parte lúdica direcionada ao público mirim, como brincadeiras recretaivas, quebra pote e outras atividades que garantiram também para essa faixa etária a participação nas festas juninas. Ali a meninada além de brincar também consumiu os muitos produtos infantis vendidos pelos ambulantes. 

A parte artística foi fantástica, e eu que só havia assistido quadrilhas juninas de grande porte através da tv tive a oportunidade de me deleitar com o encanto das apresentações, a começar pelas duas quadrilhas valencianas, Girassol e Esfarrapados que encantaram o publico com suas apresentações emocionantes. Mas também se apresentaram na praça a quadrilha do Jacaré e a Girassol Mirim. O grupo de melhor idade e o de Carimbó fizeram lindas apresentações. O concurso de quadrilhas realizado sob coordenação da Federação Baiana de Quadrilhas foi belíssimo, ali pude perceber que a quadrilha da atualidade é uma industria semelhante à escola de samba, amei o que vi e fiquei muito agradecida por ter tido essa oportunidade, e viva o São João. 

A cultura de Valença passeou pela Praça em forma de Bumba-Meu-Boi, houve um encontro de quatro bairros, Jambeiro, Bate Quente, Jacaré e Areial. A beleza estava no samba, no rodopiar do boi, no bailado das catirinas? A beleza estava na tradição, na preservação da cultura, na luta dos agentes culturais para garantir a continuidade dos seus fazeres artísticos. A beleza estava na apresentação dos Bonecos gigantes que passaram por ali, e tambem esteve na recuperação dos festejos juninos que andavam esquecidos e que espera-se pela continuidade. 

Toda beleza aqui referida se deve aos esforços da Prefeitura Municipal de Valença, através de sua prefeita Jucélia e das secretarias envolvidas, sendo as principais, Cultura e Turismo. A cultura planejou e organizaou toda parte cultural e o Turismo a parte prática da festa. A Secretária da Cultura Aline Reis enfatizou a união entre todas as secretarias para que o evento junino pudesse acontecer de forma grandiosa e organizada, e que também houve uma priorização em acolher artistas e mão de obra local na realização do evento. Aline Reis informou ainda que a cervejaria Itaipava arcou com grande parte dos custos da festa pagando três bandas como Falamansa, A Patroa e Pirilampo, e ainda deu outros patrocínios, mas que houve também participação do comércio local sem isenção da Prefeitura que fez sua parte na festa. 

O São João de Valença, foi lindo, reuniu a família e a galera; trouxe turistas para a cidade e segurou os viajantes que preferiram passar o São João este ano em casa, colocou as pessoas dançando na praça sem medo de serem felizes, trouxe de volta um tempo quase esquecido, tomara que permaneça! As pessoas gostam de se sentirem sem medo. Parabéns Prefeita Jucélia, Aline Reis, Edna Xavier, Julio César e todas pessoas envolvidas para fazer um São João de classe. 

Para ver a galeria de fotos clique no link abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário