Com este ato Jucélia Nascimento nega a sua história como Assistente Social e Secretária Municipal da área, nos seus mais de 10 anos como servidora pública na Prefeitura de Valença.
Nega também a sua origem humilde, de filha de pequenos agricultores moradores da zona rural, brutalmente atingida com o fechamento de 18 núcleos do programa, e nega, ainda, o direito ao trabalho, ao demitir, somente na Secretaria Municipal da Promoção Social, mais de 60 pais e mães de famílias.
Nega, mais uma vez, a chance de tirar milhares de crianças das condições indignas e escravizantes do trabalho infantil, pois com os fechamentos elimina a possibilidade de ser realizada a transformação social oferecida pelo programa, através da jornada ampliada - "educação de turno integral" - com atividades de reforço escolar, realização de oficinas arte-educativas e do fornecimento de alimentação, a necessária merenda do PETI.
PETI
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos (exceto quando na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos...) da prática do trabalho precoce, garantindo suas permanências nos estudos.
O PETI é um programa, que em seu conjunto, compreende a transferência de renda direta – por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar, escolar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com Estados e Municípios, com a participação da sociedade civil.
PROVIDÊNCIAS
O absurdo cometido pela prefeita de Valença clama, pelos menos, uma atitude dos Governos Federal e do Estado, da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Câmara de Vereadores, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, no sentido de restabelecer a ordem e obrigar o Poder Executivo Municipal a cumprir uma de suas funções essenciais, que é a AÇÃO SOCIAL, em nome do Estado Democrático de Direito, garantido pela Constituição Federal.
Diante do exposto,
QUEM vai TOMAR as devidas PROVIDÊNCIAS!?
QUEM vai TOMAR as devidas PROVIDÊNCIAS!?
CONFIRA, ABAIXO, A RELAÇÃO DOS NÚCLEOS DO PETI FECHADOS POR DETERMINAÇÃO DA PREFEITA JUCÉLIA NASCIMENTO:
01 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO RIO DO MEIO - OROBÓ
02 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA LÁZARO ROMANO - SETOR DE BABAU/OROBÓ
03 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA BALTAZAR - OROBÓ
04 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA SUBIDA DOS TRÊS RIACHOS - RIO PIAU/COLÉGIO CARLOS REIS - OROBÓ
05 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ATALIBA LACERDA - SARAPUÍ
06 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA QUADRA DE ESPORTES DE MARICOABO\CAJAÍBA - DESTERRO
07 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA RURAL DA GRACIOSA EM GERSON - MARICOABO\CAJAÍBA
08 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA JORGE AMADO - TOMBADOR
09 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ESCOLA NATAN COUCEIROS DE MATOS - CASCALHEIRA DO JIQUIRIÇÁ
10 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ESCOLA TANCREDO NEVES - BAIXA DO JIQUIRIÇÁ
11 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA JOÃO TEODORO - SETOR DE DINO, NO GEREBA
12 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA CAPELA DE SANTANA
13 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA RAFAEL TRÓCOLI - CONTENDAS
14 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA LEONEL LÚCIO - BAIXÃO DA VÁRZEA
15 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA FLORÊNCIO CAFÉ NASCIMENTO - TABULEIRO DA VÁRZEA
16 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO BOMFIM
17 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA AMEPRU - GEREBA
18 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA APEAG - GEREBA
19 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO COLÉGIO GENTIL PARAÍSO MARTINS - SEDE - VALENÇA
NEILA FONSECA: q loucura desta prefeita,sou educadora municipal daí de Valença trabalho na zona rural no Bomfim e eu via o brilho nos olhos dos meus educandos no horario de ir p o PETI,via a responsabilidade dos professores do PETI,eu me questiono neste momento de lapso da gestora de Valença ela realmente é assistente social?
ResponderExcluir"A melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde ela vive".
ResponderExcluirSem palavras.
JACI CRUZ
Lamentamos, Leila. Cobramos Justiça e o restabelecimento deste Serviço Social, tão básico...
ResponderExcluirA dor, diante de um exagero administrativo deste, é imensurável, Jaci.
ResponderExcluirTERESA BAIÃO: Por incrível que pareça, já estamos acostumados a só receber notícias ruins de Valença.
ResponderExcluirTERESA BAIÃO: Volto a dizer, o valenciano está tendo o governo que escolheu e que merece.
ResponderExcluirTERESA BAIÃO: Pobre Valença, minha cidade que tanto amo, não acerta com seus governantes.
ResponderExcluirMeus caros,
ResponderExcluirPara imputarmos à alguém qualquer culpa, cumpre-nos estabelecer o contraditório, assim aliás, estaremos nos vergando ao estado de direito, pois, ao estado democrático já o fizemos em 07 de outubro último com a eleição da prefeita. Diante das informações trazidas pelo competente repórter, devemos e logo, cobrar da chefe do executivo explicações e, a partir de então, sem as cores da disputa partidária a reavaliação se possível dos atos administrativos que deram origem a possíveis equívocos, se é que os ouve. Desarmar o espírito é a melhor maneira de de enxergar o mundo.
Meu caro anônimo,
ExcluirO "estado democrático" não se reduz ao pleito de 7 de outubro último... (pelamordedeus) a eleição é apenas uma das etapas do amplo exercício democrático realizado pelos cidadãos, que quando têm 19 núcleos do PETI fechados, sem que sejam consultados, acabam órfãos da prática antidemocrática do Governo de Valença.
Com relação a "Desarmar o espírito é a melhor maneira de enxergar o mundo...", nós praticamos, prazeirosamente, esse "estado de espírito desarmado" diariamente, tanto é que publicamos, sem politicagem, todas as ações positivas da prefeita "Jucélia 19" neste nosso veículo de comunicação.
Não somos filiados a Partidos e sim à ideias!
Até mais!
O Ministério do Desenvolvimento Social, através da resolução 08, de 18 de abril, modificou a nomenclatura de alguns programas do Serviço de Proteção Especial. O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) é um deles. A mudança também reflete a reformulação do programa, que passa a dar assistência aos jovens e idosos.
ResponderExcluirCom a nova nomenclatura, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCSV), o projeto passa a atuar dentro dos quatro eixos: informação e mobilização; identificação e proteção de criança e adolescente em situação de trabalho infantil; defesa, responsabilização e monitoramento.
O ProJovem também recebeu alteração e passa para a nomenclatura de Coletivo de Jovens. A Assistente Social Patrícia Leite, titular da Secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, explica que as equipes técnicas já existentes nos equipamentos serão mantidas, de forma que cada uma deverá desenvolver programação para atender esse novo público-alvo.
Uma humilhação para os nossos queridos munícipes.
ResponderExcluirMas, preparem-se, ainda terá MAIS...
SEMPRE DISSE E AFIRMEI QUE ESTA PREFEITA ERA, E É UM ENGODO, DO TAMANHO DO MUNDO, OUTRA ELEIÇÃO VEM AÍ... VOTA NELA , VOTA..........POR QUE EU NÃO VOTEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNUNCA TIVE FÉ NESTA PREFEITA, QUE É MAIS UM CLONE DE RAMIRO..... DAÍ QUE NÃO VOTEI E NUNCA VOTO NELA...................
ResponderExcluir