IPTU 2024

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Valença realiza o maior São João da sua história‏...

A prefeita Jucélia Nascimento participou todos os dias do evento
Foram cinco dias de muito forró, animação e um saldo positivo dos mais significativos para a história contemporânea de Valença. Com o Tema “A Tradição Está de Volta”, o São João de Valença, realizado entre os dias 20 e 24 de junho, ressurge em grande estilo após mais de uma década sem a organização e atrações que desfilaram nos dias da festa. A abertura, no sábado (20), com a Banda Falamansa; e nos dias seguintes com Magníficos, Sem Retoque e Calcinha Preta, levaram um público de cerca de 80 mil pessoas à Praça da República.

A Festa contou com a presença do secretário Estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, que esteve em Valença no domingo (21), para prestigiar o evento.

De acordo com a prefeita Jucélia Nascimento, presente todos os dias ao evento, o planejamento para o resgate do São João foi aprovado e superou todas as expectativas. No conjunto das ações a segurança do público presente ao circuito recebeu nota máxima de quem foi à festa. Tanto as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, aturaram preventivamente, formando barreiras com detectores de metal nos acessos à praça. De acordo com o comando da PM, este foi uma das mais tranquilas festas que aconteceram nos últimos anos na região, sem registro de nenhuma ocorrência grave. Outros objetivos também foram alcançados, como exemplo, as vendas no comércio local aumentaram cerca de 30% e a maioria da rede hoteleira teve ocupação de mais de 80%, injetando na economia do município, cera de R$ 2 milhões. A Prefeitura também montou um Posto para atendimento médico emergencial no circuito com suporte do SAMU e uma ambulância.

CULTURA
A volta das apresentações culturais deu um brilho especial à festa. As quadrilhas, bumba-meu-boi, o concurso da Rainha do Milho e as brincadeiras seculares do São João, a exemplo do quebra-pote e cabra-cega, trouxeram para a Praça da República no domingo, as famílias, com uma programação especialmente montada para as crianças. Neste ano, Valença recebeu um concurso estadual de quadrilhas de nove municípios. As quadrilhas Girassol e Esfarrapados, ambas de Valença, deram um show a parte.

ATRAÇÕES LOCAIS
A programação feita pela Secretaria do Turismo privilegiou também a contratação de bandas e grupos da cidade e região a exemplo do Forró do Kako, Pirilampo, David Terra, Chapéu de Palha, Licor de Cacau, Lingerie Azul, Fábio Márcio, Baianos e Cia, A Patroa, Beto Amazonas, Karamba na Kara e Forró K Delícia.

A Prefeitura cadastrou cerca de 100 vendedores ambulantes que receberam capacitação do SEBRAE, além disso, o espaço Vila Gourmet, armado estrategicamente em um estacionamento ao lado do circuito, permitiu ao público, assistir aos shows em um ambiente confortável. 

No final, a prefeita Jucélia Nascimento agradeceu ao povo de Valença por ter ajudado a fazer uma grande festa e sua equipe de governo, que vestiram literalmente a camisa, proporcionando o melhor São João dos últimos anos.

De acordo com o secretário do Turismo, Júlio Oliveira, o planejamento do São João de 2016 já foi iniciado por sua secretaria e muitas novidades devem surgir.

O São João de Valença foi uma realização do Governo Municipal, com os patrocínios da Cerveja Itaipava, ACE/CDL de Valença, Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual do Turismo. Apoio do SEBRAE, Posto e Churrascaria Líder, Lojas Rio Mar, Cofel, Big Eletro e Supermercados Rio Branco.
(Magno Jouber – Ascom Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário