IPTU 2024

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Seminário sobre impactos da Ponte Salvador – Itaparica é realizado em Valença‏


O governo de Valença, em parceria com o Ministério Público Estadual, ACE/CDL, realizou na noite desta quinta-feira (26), no Auditório da ACE/CDL o Seminário sobre os Impactos da Ponte Salvador-Itaparica para Valença.

O objetivo do evento foi para identificar e cobrar do governo do Estado, as ações estruturantes para a microrregião do Baixo Sul da Bahia. A prefeita Jucélia Nascimento convidou o secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida para explanar sobre as consequências do empreendimento em Valença e Região.

Jucélia Nascimento identificou que o projeto original das obras estruturantes da ponte, não colocava em evidência os 115 km da BA 001, trecho, Nazaré – Camamu, o que ficou constatado durante a apresentação de um slide por Robinson Almeida. De acordo com o projeto, as obras estruturantes que serão realizadas na região contempla a reconfiguração da BA-001 na Ilha de Itaparica, com requalificação até Nazaré, duplicação da Ponte do Funil, entre Vera Cruz e Jaguaripe, requalificação da BA-028 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus, construção de trecho de rodovia (aproximadamente 58km), partindo de Santo Antônio de Jesus até Castro Alves e requalificação da ligação viária entre Castro Alves e a BR-116. “Ad demandas são legítimas. É inadmissível que não se duplique a BA 001, no trecho Nazaré-Valença e requalifique a rodovia até o município de Camamu”, disse o secretário.

Em entrevista, Jucélia Nascimento destacou que apesar de haver uma forte parceria entre o governo do Estado e Valença, isso não significa que questões como esta fique fora de uma pauta de discussões e reivindicações. “Assim como a cobrança para que o governo cumpra o seu papel de instalar o Campi da UFRB em Valença, iremos cobrar para que o Baixo Sul seja também contemplado com as obras estruturantes para minimizar os impactos que serão causados pela construção da ponte na nossa região”, disse a prefeita.

Para que o movimento de reivindicações se fortaleça, a prefeita Jucélia Nascimento estará na próxima semana agendando com o secretário José Sergio Gabrieli, para que a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Planejamento do Estado realize uma audiência pública para inserir o Baixo Sul nas obras estruturantes decorrentes da ponte. “Vamos fazer um grande movimento para que possamos inserir o Baixo Sul nesse processo”, disse Jucélia.

A pauta de reivindicações coloca ainda como prioridades, a construção do anel viário em Valença, aumento do efetivo da polícia militar e civil, a construção do Hospital Regional em Valença entre outros.

Presentes do evento, Joailton de Jesus, vice-prefeito e secretário de Agricultura de Valença; Dr. Tiago Quadros, promotor de justiça, os vereadores Antônio Barreto, Jairo Baptista, Carlos Antônio, Fabrício Lemos e Adailton Francisco; Osni Bulcão, presidente da CDL; Ademi Costa, presidente da ACE e secretário municipal, de Indústria e Comércio; Carlos Machado, representante da FCDL, comerciantes e colaboradores municipais.
(Ascom – Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário