IPTU 2024

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Morro de São Paulo receberá projeto "A Tenda o Verde"

Com o objetivo de incentivar a comunidade a transformar espaços urbanos em hortas, o projeto “A Tenda o Verde” chega ao Morro de São Paulo neste sábado (29), às 9 horas, na Praça Aureliano Lima. A equipe técnica vai apresentar orientações de como implantar uma horta, dar dicas de procedimentos referentes à produção das hortaliças, a escolha do local, das espécies a serem cultivadas, assim como a época de plantio e dos cuidados a serem tomados com o solo.

Na ocasião, serão distribuídas sementes de tomate cereja, quiabo, coentro, milho amarelo (pipoca) e girassol como incentivo à implantação da horta. Além disso, mudas de espécies nativas do bioma da mata atlântica, como acácia-rosa, sibipiruna, pindaíba, aroeira, ipê rosa e aromáticas, como alecrim, orégano, manjericão, pimenta biquinho, hortelã e tomilho também serão doadas. Uma cartilha foi desenvolvida para auxiliar os interessados no manejo do solo e todas as etapas para serem bem-sucedidos no desenvolvimento das hortas. A ação conta com os apoios da Secretaria Especial do Morro e do Colégio Modelo do Zimbo.

Desenvolvido pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), idealizado pelo seu presidente, Ivanilson Gomes, e coordenado pela professora Vânia Almeida, o projeto já passou pelo Parque da Cidade, em Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Jacobina, Irecê, Candeias, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Valença, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Dom Macedo Costa.

Segundo o presidente da FVHD, o objetivo do projeto é incentivar a sociedade a transformar espaços urbanos em hortas e tornar a relação da comunidade com o bairro e seu entorno mais prazerosa. “O desenvolvimento de uma horta urbana traz diversos benefícios pessoais e para a coletividade. Permite a economia financeira, fornece alimentos muito mais saudáveis do que os colhidos em plantações convencionais, proporciona o contato direto com a natureza e diminui a sensação de viver numa cidade concretada e poluída”, comenta Ivanilson Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário