IPTU 2024

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Unidade de Saúde do Morro de São Paulo realiza segundo parto emergencial em 2019...

Uma agitação diferente tomou conta da Unidade de Saúde do Morro São Paulo na madrugada da da terça-feira (22). Era a gestante Vanderléia Silva que dava entrada em trabalho de parto já no estágio expulsivo, exigindo total atenção da médica de plantão Dra. Paula Cardoso, da enfermeira Eliene e das técnicas Lúcia e Aline. Dali a poucos minutos nasceria a pequena Agatha Mirelle. 

Embora toda a equipe seja capacitada para a realização de partos normais, esta não é uma situação frequente, uma vez que todas as gestantes acompanhadas no pré-natal nas unidades de saúde do arquipélago são encaminhadas, por meio do sistema emergencial de transporte, composto por ambulâncias e ambulanchas, para Santa de Misericórdia de Valença, hospital referência para atendimento público dos municípios do Baixo Sul. Em Valença, tanto a mãe quanto o recém-nascido, como os familiares, contam com o suporte da Casa de Apoio ao Cairuense (CAC). 

Em 2018, ocorreram dez nascimentos emergenciais no município: quatro na Unidade de Boipeba, um na Unidade do Galeão, dois na Unidade da Sede e três na Unidade do Morro de São Paulo. 

A secretária da Saúde de Cairu, Italuana Guimarães, lembra que essa é a segunda vez só neste mês de janeiro que ocorre um nascimento na unidade básica do Morro e ressalta a movimentação dos profissionais para prestar os cuidados adequados às pacientes nesses momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário