IPTU 2024

terça-feira, 3 de outubro de 2017

LIVRO "Do Autoritarismo à Democracia: continuidades e mudanças da corrupção política no Brasil após a redemocratização" será lançado nesta quinta-feira na Casa do Comércio, em Salvador...

O professor de Ciência Política, Antônio Silva Magalhães Ribeiro, lançará nesta quinta-feira (5), ÁS 19 horas, na Casa do Comércio, em Salvador, o livro "Do autoritarismo à democracia: continuidades e mudanças da corrupção política no Brasil após a redemocratização". A obra é resultado da tese de doutorado em Sociologia Econômica, defendida no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e abrange os aspectos políticos e econômicos dos últimos 50 anos. O lançamento acontecerá durante o seminário "Reforma Tributária em Debate", organizado pela Fecomércio/Fieb e Faeb, que trazem a Salvador o deputado federal Carlos Hauly (PSDB/PR), relator da Reforma Tributária na Câmara. A abertura do evento, aberto aos empresários baianos, será às 16h30.

O LIVRO
Fundamentado na teoria política, o estudo do professor Antônio Magalhães Ribeiro identifica as tipologias de corrupção praticadas no Brasil, desde a ditadura militar, através da análise de 90 casos de corrupção. A obra disseca os elementos essenciais de permanência e de mutação do comportamento pessoal e de grupos organizados no exercício de funções públicas e empresariais. 

Trata-se de um estudo de relevante interesse social, fundamentado em atualidades científicas e apoiado em recursos teóricos e metodológicos adequados ao objeto do estudo. O diagnóstico desses fenômenos, nas suas circunstâncias de lugar e de tempo, credenciou o autor emitir prognósticos sobre o devir desses acontecimentos e a sugerir ações de combate dessa deformação comportamental e de superação dessa desordem institucional. Para o autor, o que se passou na política brasileira desde 2003, foi um “severo aparelhamento da máquina administrativa do Governo Federal pelos partidos políticos” orquestrado pelo partido de governo.

É difícil fazer uma radiografia precisa da corrupção num determinado sistema político e num determinado momento, porque as manifestações do fenômeno variam no espaço e no tempo. Mas é precisamente essa nobre tarefa que o autor deste livro se propôs fazer: identificar e explicar os principais elementos de continuidade e descontinuidade nas práticas de corrupção desde a ditadura militar até ao atual regime democrático brasileiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário