IPTU 2024

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Cairu Participa de Oficina de Atualização do Mapa Turístico...

A secretaria municipal do Turismo de Cairu participou nesta quarta-feira (19) da oficina promovida pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), visando à atualização do Mapa Turístico. Cidades de toda a Bahia têm formado grupos de trabalho para traçar os perfis dos municípios e analisar o desempenho da economia do turismo, com o objetivo de facilitar posterior planejamento de ações de desenvolvimento nesta área.

O processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a dimensão da economia do turismo. São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C: número de empregos formais no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Atualmente Salvador, Morro de São Paulo, Porto Seguro e Praia do Forte são os destinos baianos com nota 'A' no Mapa Turístico Nacional, que é lançado pelo Ministério do Turismo (Mtur). O mapeamento fornece subsídios ao MTur para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo nos destinos brasileiros. É um importante instrumento de planejamento e alocação de recursos.

Para ser classificado como município turístico é necessária a existência de um órgão municipal do turismo e a comprovação de dotação orçamentária para investimento neste setor. Um conselho municipal do turismo em atividade e a assinatura de um termo de compromisso para realização das ações necessárias e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo também estão entre os requisitos.

Dos 417 municípios baianos, o Mapa do Turismo Brasileiro contemplou 118 cidades, distribuídas entre 13 zonas. O processo em andamento segue critérios fixados pela portaria número 268/2016, que determina a atualização do mapa a cada dois anos, coincidindo com o início das novas gestões estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário