IPTU 2024

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PROGRAMA DE ACESSO AO TRABALHO: Governo de Valença mostra resultado de cursos realizados...

Os números mostram bem a atenção que o Governo de Valença, através da secretaria da Promoção Social, vem dedicando à inclusão produtiva. Do ano de 2013 até meados de 2015 foram mais de 4 mil certificados de formação e qualificação profissional para o encaminhamentos de pessoas ao mundo do trabalho e geração de renda. Números dignos de comemoração. E foi o que aconteceu na manhã desta quarta-feira (07), na sede do Centro de Inclusão Produtiva – Ceip, que fica localizada na prefeitura, onde aconteceu culminância do Projeto ACESSUAS em Ação, do Programa Nacional do Acesso ao Mundo do Trabalho -- ACESSUAS, em Valença, e quando foram apresentados os resultados dos cursos e oficinas oferecidas naquele período pelo Ceip, Pronatec, IFBA, Senai e Senac, parceiros do município.

O evento foi de apresentação de resultados e também de comemoração. Muitos dos ex-alunos estiveram presentes. Uns mostrando suas produções, outros falando de suas experiências nas suas novas atividades e todos satisfeitos e exibindo felicidade pelas transformações em suas vidas depois que passaram pelos cursos e viram oportunidades surgindo e a inclusão produtiva acontecendo. Artesanatos, bordados, confecções em tecidos, estética, moda, culinária, doces e confeitaria, além de alimentícios de grupos produtivos da zona rural que, inclusive, fazem parte da cadeia do Programa de Aquisição de alimentos (PAA), estiveram expostos nos estandes armados no local. Tudo e todos ali como resultado positivo dos cursos que preparam pessoas para o trabalho e para a geração de renda.

O evento contou ainda com apresentação de palestras sobre Acesso ao Crédito e Economia Solidária, respectivamente apresentadas por Charlene Santos, da Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob), e Afrânio Brito, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), órgão vinculado à secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A capacitação como forma de promover o encaminhamento ao mercado de trabalho e à geração de renda, aumentando o leque de alternativas e possibilidades para o desenvolvimento social e econômico do município, tem sido uma das preocupações predominantes no governo de Valença, com ações para formação de mão de obra e qualificação no sentido de atender as oportunidades de ocupação de emprego que surgem e para incentivar o empreendedorismo. A secretária municipal da Promoção Social, Renata Sampaio, presente em nome também da prefeita Jucélia Nascimento, disse que “todos merecem parabéns. Estamos trabalhando e transformando em resultados positivos o que aprendemos”.
Em Valença, graças a esse trabalho, mais e mais pessoas estão sendo capacitadas ao ingresso no mundo do trabalho e da geração de renda. É o caso de Luciano Moreno, que fez curso de culinária e salgados: “tive o maior prazer de participar deste curso. Aprendi, tenho trabalhado e digo: se homem bem souber e quiser agradar sua companheira, em vez de leva-la para o restaurante, ele aprende e ele mesmo faz a comida”. Catarina Aragão e Gildete Santana, que fizeram cursos de culinária e salgados, se mostram satisfeitas com o que estão fazendo. Acelma dos Santos, que mora em Guaibim, que fez diversos cursos, disse: “deixei de trabalhar prôs outros. Hoje, me sinto independente. A minha meta é ter o meu próprio negócio, me tornar uma empresária. Os cursos promovidos pela prefeitura também incentivaram Acelma a voltar aos estudos. Ela que havia parado na 5ª série, sentiu-se motivada e concluiu o ensino médio.

Além da cidade, em Valença os cursos também acontecem nos CEIPs de Guaibim, Serra Grande, Entroncamento e Baixão da Várzea.
(Ivamar de Queiroz/Ascom Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário