IPTU 2024

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Secretaria estadual da Cultura lança 'Mapa da Palavra' e livro sobre Terreiros de Candomblé na Flica...

O lançamento do livro ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’ e o anúncio do Mapa da Palavra.BA, projeto de mapeamento que vai incentivar a Literatura do estado, são alguns dos destaques da programação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) na Festa Literária Internacional de Cachoeira. A FLICA será realizada de 14 a 18 de outubro em Cachoeira, no recôncavo baiano. A mesa de abertura do evento, no dia 14, às 19h, terá como mediador o educador e secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. Na ocasião, o autor homenageado dessa edição, Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras discutirá o tema Gentes Brasileiras ao lado do jornalista especializado em cobertura de conflitos e autor do romance Ariana, Igor Gielow.

Na sexta-feira (16), às 10h, será lançado o Mapa da Palavra.BA. O projeto, desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da SecultBA, tem como objetivos identificar artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia e ajudar a divulgar suas produções. O anúncio acontece na abertura da mesa Versos Diversos, que irá reunir as autoras baianas Clarissa Macedo e Rita Santana. O projeto – que prevê o lançamento de uma plataforma virtual - também será apresentado na Sala Milton Santos, da Casa Educar para Transformar, no mesmo dia, das 11h às 14h.

Também no dia 16, às 14 horas, no claustro da Ordem 3ª do Carmo, será lançado o livro ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’. A publicação é uma adaptação do ‘Dossiê de Registro Especial’ que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da SecultBA, elaborou para a proteção oficial de 10 terreiros em Cachoeira e São Félix, cidades do Recôncavo baiano, a cerca de 110 km de Salvador. São 244 páginas, mais de 250 fotos coloridas, mapas, ilustrações e infográficos.

Estarão presentes no lançamento o secretário Jorge Portugal, os prefeitos de São Félix, Eduardo Macêdo, e de Cachoeira, Carlos Pereira, além do diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, autoridades federais, estaduais, municipais, personalidades locais e representantes de 10 terreiros da região. A Ordem do Carmo é uma edificação é do início do século XVIII, tombada como Monumento do Brasil desde 1938 e fica na praça central da cidade, próxima da câmara municipal.

Nesta edição, o Governo do Estado ampliou sua atuação na Flica, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de atividades relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo. A maior parte da programação vai acontecer no Espaço Educar para Transformar, localizado em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. Lá, o público poderá conferir lançamento de livros, exposições, contação de histórias e saraus, entre outros eventos. O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da festa, através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. O evento conta, ainda, com patrocínio da Coelba e da Oi e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae e da Odebrecht.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

O quê: Programação da SecultBA na Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica
Quando: 14 a 18 de outubro de 2015
Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador
Acesse:
Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica - www.flica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário