IPTU 2024

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Governo de Valença define com donos de quiosques detalhes da nova orla do Rio Una‏...

O governo de Valença voltou a se reunir com os donos de quiosques da orla do rio Una. Detalhes finais para definição da obra de requalificação do local foram tratados no encontro que aconteceu na manhã desta terça-feira, 06, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial, com a presença dos secretários municipais do Planejamento e Desenvolvimento Alexandre Aquino, da Infraestrutura, Jailton Azevedo, da Indústria e Comércio, Ademir Costa, e do Turismo, Aline Reis, e de uma comissão representando os comerciantes. Presentes também o diretor municipal do Turismo, Genildo Souza, e do engenheiro da secretaria da Infraestrutura, Welington Cedraz.

Um novo calçadão, Iluminação cênica com lâmpadas led voltadas também para o rio, barracas estruturalmente requalificadas, parapeitos em eucalipto tratado e um mirante irão revitalizar o lugar tradicionalmente apreciado pelos jovens, pelas famílias e pelos turistas. A orla do Una faz parte de uma das mais belas paisagens urbanas de Valença, onde a natureza é pródiga e fez do rio uma grandiosa e calma avenida cortando a cidade e onde estão imponentes prédios de rica arquitetura e história. Uma academia de saúde já vem sendo construída no local através da parceria do município com o governo federal destinada ao desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e culturais e será mais um equipamento público no local.

O projeto de requalificação da orla do rio Una segue critérios ecológicos e de valorização da história da cidade e foi concebido no sentido de não agredir ou mesmo de se integrar ao cenário ali existente. Isto foi colocado pelo governo de Valença no encontro desta terça-feira, quando, por exemplo, se considerou os cuidados que devem ser adotados quanto à qualidade do material e às intervenções que os proprietários dos quiosques devem imprimir nos seus imóveis. Qualidade e harmonia com relação às coberturas dos quiosques, modelo dos toldos e cores foi também assunto da reunião. Já encaminhada para a licitação, a obra tem orçamento em torno de R$1 milhão e a previsão é que os serviços sejam iniciados no próximo mês de março, com prazo de 04 meses para sua conclusão. Os recursos tem origem em Emenda Parlamentar do ex-deputado federal Marcos Medrado.

Desgastada na sua estrutura física e carecendo de intervenções para resgatar a sua função como equipamento público, a orla do rio Una tornou-se uma das prioridades da prefeita Jucélia Nascimento nas ações de requalificação urbana de Valença. A prefeitura já tem também prontos e aprovados os projetos do novo cais e da nova praça da Bandeira, que estenderão a nova orla do Rio Una para a avenida Comendador Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário