IPTU 2024

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CINEMA de GRAÇA todas terças-feiras no Centro de Cultura de Valença...

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) é uma dessas oportunidades de exercermos o nosso direito à diversão em grande estilo. O CPCV exibe neste mês de setembro, todas as terças-feiras no Centro de Cultura de Valença, a mostra Cinema Yemanjá, em três opções de horário: 10h, 15h e 19h.

A mostra começará no dia 02 de setembro, com a exibição do longa metragem. “Além do infinito Azul (2006), de Wener Herzog, feito em uma parceria entre Alemanha, Áustria, França e Grã-Bretanha. Dia 09 é a vez de Barakat (2006) dirigido por Djamila Sahraoui, vencedor dos prêmios Melhor Música, Melhor Primeiro Filme e Melhor Roteiro no FESPACO 2007.

Na semana seguinte, Jom (1981), parceria entre França e Senegal do diretor Ababacar Makharam, leva beleza e reflexão ao espectador . No dia 23, os espaços culturais embarcarão em “A Viagem Extraordinária” (2011). No dia 30 é a vez do enigmático “O ano passado a Marienbad” (1961), de Alain Resnais. No total serão 5 terças-feiras com diferentes filmes em cada uma delas.

O Circuito é uma iniciativa que visa dinamizar e ampliar o uso dos Centros de Cultura. Todos os meses, o CPCV traz filmes atuais e clássicos do cinema, em diversos estilos, sempre pensados dentro de uma temática ou uma homenagem. Ao longo de todo o ano, uma programação intensa ocupa os espaços, toda semana, dentro da mostra “Terças na Tela”. Como o nome diz, às terças-feiras, as exibições acontecem em três horários diferentes, às 10h, 15h e 19 horas, a fim de possibilitar que públicos distintos sejam contemplados.

Confira a Sinopse dos filmes por ordem de exibição:

02/ 09 - Além do infinito azul
(Alemanha, Áustria, França e Grã-Bretanha, 2006, 77 min)
De Werner Herzog
"Um alienígena narra a história de seu planeta prestes a morrer, das visitas sua e de seu povo à Terra e da autodestruição da Terra, enquanto astronautas humanos no espaço buscam outro planeta para que os humanos restantes possam viver". 

09/09 - Barakat
(França, 2006, 94 min., 14 anos)
De Djamila Sahraoui
"Amel é médica de emergência em um hospital na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir em sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, na juventude, ficou conhecida nos combates pela independência".

16/09 - Jom
(França, Senegal, 1981, 76 min.)
De Ababacar Makharam
"O Jom é a origem de todas as virtudes, a dignidade, a coragem, uma certa beleza do gesto, a fidelidade do compromisso, o respeito pelo outro e por si mesmo. Klaly, o feiticeiro africano, encarnação da memória africana, atravessa as épocas para ser uma testemunha da resistência à opressão: a que opõe o colonizador ao povo escravizado, o senhor ao criado, o patrão aos operários".

23/09 - A viagem extraordinária
(Brasil, 2011, 65 min., Livre)
De Eric Lange e Serge Bromberg
"Documentário sobre o fundamental "Viagem à Lua" (1902), clássico da ficção científica realizado por Georges Méliès e restaurado em 2010".

30/09 - O ano passado a Marienbad
(Alemanha, Áustria, França, Itália, 1961, 93 min.) 
De Alain Resnais
"Num imenso e luxuoso palácio barroco transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir com ele. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad – ou seria Frederiksbad?".

SERVIÇO
Circuito popular de Cinema e Vídeo – CPCV
Mostra “Cinema Yemanjá”
Dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro
Sessões às 10h, 15h e 19h
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário