IPTU 2024

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ê DENDÊ - Mostra de Artesanato de reciclados naturais de BOIPEBA é atração nas lojas do Caminho das Árvores, em Salvador...

Entre 13 de novembro e 04 de dezembro, o Projeto ê dendê apresentará o resultado da oficina 'Artesanato Intelectual', contemplada no edital "Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT)", na Mostra de Artesanato da Costa do Dendê, espalhada em sete lojas de decoração de Salvador, na Alameda Espatódeas, Rua Timbó e na Rua Várzea de Santo Antônio, no bairro Caminho das Árvores. 

Farão parte do I Circuito Ê DENDÊ as lojas CasaBella, Casulos Tecidos, Diagrama, Efeito Home, Essence in Home, Home Design Casual, SCA e Saccaro.

A oficina envolveu 16 artesãos, que viajaram à Moreré, um paraíso natural da Ilha de Boipeba, para participar da residência artística de design 'Oficina Artesanato Intelectual', promovida pelo projeto ê dendê e ministrada pela designer de produto e arte-educadora de Recife, Kelly Lima. Esse grande laboratório artístico contou com o apoio de Luciana Fleischman e Priscila Rodrigues (na oficina), de Augusto Santos e Mark Dayves (registros de vídeo e fotografia), Rafael De Marchi (produção da lojinha virtual, teaser e música), além de Elena Landinez, com as ilustrações.

Os artesãos ficaram imersos durante duas semanas, em curso e vivências, criando e produzindo as peças, que serão apresentadas nesta importante mostra. No universo de Moreré foi buscado um ambiente perfeito para estimular os artesãos a criar novos produtos, respeitando o conhecimento tradicional dos mesmos e valorizando as potencialidades da região. Foram debatidos temas relacionados à consciência política e social, à preservação do patrimônio ambiental, material e cultural e estudados os campos da arte, design e artesanato, sempre valorizando a identidade do artesão, seus saberes e suas práticas.

Os produtos criados pelos artesãos nesta residência são em sua maioria feitos com recursos naturais e reciclados, como as taliscas das palmeiras do dendê, da piaçava e da cana-brava, diversos tipos de cipós e sementes, cocos: coco verde, do dendê e da piaçava, restos de madeiras encontradas e retalhos.

O projeto ê dendê começou em 2008, com uma expedição com fotógrafos na Costa do Dendê da Bahia, a fim de realizar uma pesquisa sobre o artesanato local. Nessa região de grande potencial turístico, recortada e dominada por arquipélagos, destaca-se a importância do artesanato como expressão histórica, cultural e artística de um povo essencialmente ligado à natureza. Todas as ações do ê dendê visam o crescimento econômico, social e cultural do artesão, assim como o estímulo de um turismo mais consciente e humano, em busca da troca real de cultura...

Endereços e Contatos da MOSTRA de ARTESANATO - I Circuito Ê DENDÊ 

CasaBella
Alameda das Espatódeas, Nº 215, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 3342-5666
www.casabellamovelaria.com.br

Casulo Tecidos
Alameda das Espatódeas, Nº 252, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 3354-4165
www.casulotecidos.com.br

Diagrama Design
Alameda das Espatódeas, Nº 393, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 3272-0360
www.facebook.com/diagramadesign

Efeito Home
Rua do Timbó, Nº 302, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 3267-1034
www.efeitohome.com.br

Essence in Home
Alameda das Espatódeas, Nº 374, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 3525-2655
www.facebook.com/EssenceinHome

Home Design Casual
Rua Várzea de Santo Antônio, Nº 600, Caminho das Árvores
Telefone: (71) 33580400
www.homedesign.com.br

SCA Salvador
Alameda das Espatódeas, Nº 38, Caminho das Arvores
Telefone: (71) 3351-8669
www.sca.com.br

Saccaro Salvador
Alameda das Espatódeas, 230 - Caminho das Árvores
(71) 3011-9577
www.saccaro.com.br



Ê DENDÊ: www.edende.org

Informações com Cacá Faria: 71 8133-0910

Nenhum comentário:

Postar um comentário