IPTU 2024

sexta-feira, 20 de abril de 2012

VALENÇA - Prefeito Ramiro prejudica funcionamento da Universidade Aberta do Brasil


Ramiro Queiroz, prefeito de Valença, parece que tem raiva de quem estuda. Os motivos são óbvios. Talvez por isso, o mesmo vem prejudicando o funcionamento do polo local de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil.

A UAB, como é largamente conhecida, é um sistema de ensino superior articulado entre universidades públicas e os governos federal, estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas das camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária.

Pois bem. Em Valença, os governos federal e estadual fizeram as suas partes e o prefeito Ramiro insiste em não cumprir um dos seus principais compromissos, que é instalar o polo da UAB, de forma adequada, que comporte os departamentos administrativos, laboratórios e o pleno funcionamento dos oito cursos: Biologia, Física, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química.     

Por causa dessa incoerente falta de compromisso do prefeito, a UAB em Valença deixou de oferecer vagas para novas turmas. Funcionam, atualmente, apenas as primeiras turmas iniciadas no primeiro semestre de 2010. De lá pra cá a auditoria do Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC) – suspendeu todos os Processos Seletivos.

Se esta situação continuar, o município de Valença, com certeza, perderá o Polo da UAB, deixando de funcionar como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior para professores e público em geral. Juntos perderemos cursos de graduação e pós-graduação.

O governo de Valença chegou até a anunciar que o Campus da UAB estava pronto, no mesmo local onde funcionaria, anos atrás, a Fundac, na Rua da Pista. Mas algo muito profundo o impede de inaugurar o prédio: a raiva que sente das pessoas que trouxeram o ensino superior gratuito para o município.

Ninguém Merece. Toma jeito, prefeito! Chega de tanto descaso com a educação!!!

5 comentários:

  1. O que é dele ta guardado..... já ta acabando o leite...

    ResponderExcluir
  2. railton a UFRB só não veio porque os gestores não quiseram, todos eles. em 2001, a lei foi modificada para a inclusão de Valença como recôncavo sul, mas até hoje NADA!

    ResponderExcluir
  3. Meu jovem, você tem razão a UFRB não veio pra VALENÇA por falta de interesse dos gestores da época (Cláudio) e os DEPUTADOS do PT nem compareceram em Valença para discutir o assunto na audiência pública que ocorreu no Centro de Cultura e um dos deputados na legislação que votou contra vim pra Valença foi Heraldo Rocha, preferindo que fosse para Cruz das Almas e assim aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Quero saber do A.g.o.r.a. mesmo que seja, assim, demorado. Quem tomará as dores para solucionar mais este descaso? Ou aguardaremos o futuro para apontar este ou aquele outro responsável por discursos vazios e por deixar tantos (olhem a rima) tantos jovens a ver navios?

    ResponderExcluir
  5. Claro ele esta certo. Mas o fim dele é chegado. Tomara que o povo de valença tenha apendido a lição, Povo burro merece sofrer mesmo. `` Voces tem o governo que merece.´´

    ResponderExcluir