IPTU 2024

terça-feira, 27 de agosto de 2013

UNESCO lança "Currículo integrado para o ensino médio: das NORMAS À PRÁTICA TRANSFORMADORA". Pegue o seu aqui GRÁTIS...

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) acaba de lançar o documento "Currículo Integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora".

A partir dos "Protótipos curriculares para o ensino médio e o ensino médio integrado à educação profissional", a UNESCO, com o apoio do Ministério da Educação, objetiva que o currículo dessa etapa da educação cumpra com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tal lei prevê para essa etapa da educação básica a garantia e a consolidação das aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e práticas de trabalho e sociais.

A publicação que ora se apresenta é resultado de vários estudos realizados pela UNESCO e visa contribuir para a elaboração de conhecimentos que permitam avanços efetivos na consecução das metas da Educação para Todos. Entre essas metas, destaca-se especialmente a de “assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania”, atendendo ao compromisso assumido pelo Brasil no Fórum Mundial da Educação, ocorrido em Dacar, no ano de 2000.

Os protótipos curriculares de ensino médio, objeto desta publicação, foram concebidos como um instrumento de apoio às instituições de ensino em seus processos de discussão e organização da gestão escolar, da gestão coletiva do trabalho pedagógico, da formação docente, da formulação de seus currículos e da abertura de espaços para a participação e efetivo protagonismo dos estudantes na vida da escola.

O documento é um passo importante na promoção do debate e na formulação de políticas públicas de enfrentamento dos desafios da promoção de um ensino médio inclusivo e de qualidade, de forma a alcançar a formação humana e integral da juventude brasileira. Com isso, contribui para a preparação dos estudantes para a cidadania, promovendo o aprimoramento dos valores humanos e das relações pessoais e comunitárias. 

A construção dos protótipos é fruto de cerca de uma década de estudos e debates realizados pela UNESCO sobre o ensino médio, em conjunto com atores sociais como governos, gestores da educação e professores. 

Com esta publicação, a Representação da UNESCO no Brasil espera contribuir com o sistema público de educação e, em especial, com as escolas de ensino médio, na reflexão de uma educação significativa e pertinente, “aquela que tem o aluno como centro, adequando o ensino a suas características e necessidades, partindo do que ‘é’, ‘sabe’ e ‘sente’ – mediatizado por seu ambiente sociocultural – e promovendo o desenvolvimento de suas capacidades, potencialidades e interesses”.

A obra foi organizada por Marilza Regattieri e Jane Margareth Castro e tem 458 páginas enriquecedoras.

APROVEITE e faça logo os seus Downloads Gratuitos ABAIXO:


Resumo executivo (PDF, 659 Kb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário