IPTU 2024

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Adão e Eva, o pecado foi aqui


Caros leitores do portal de notícias dendenews.com,



Gostaria de citar o grande poeta Castro Alves em seu poema Navio Negreiro:

Existe um povo cuja bandeira empresta 
para cobrir tamanha infâmia e covardia...

Ele, o poeta, estava se referindo aos horrores da escravidão. Eu tomo emprestadas suas palavras para dizer que aqui também existe um povo envergonhado com as horrendas atitudes de um prefeito que insiste em escandalizar, servindo-se de ocasiões festivas para ridicularizar desde os símbolos cívicos de nossa terra até os personagens bíblicos.

A título de promover o turismo, encomendou a um artista plástico figuras grotescas (perdoe-me o artista, mas acho que ele se deixou levar pelas especificações exigidas do debochado prefeito) do casal Adão e Eva, com maçã, cobra e toda a nudez de que nos fala a Bíblia. Não que a nudez nos escandalize, o nu artístico é belo, haja vista a criação do homem no teto da Capela Sistina executado por Michelangelo, mas o exagero nas medidas da Eva mulata, o Adão flácido, barrigudo, foram características propositadamente incluídas para que a cena ficasse ridícula.

As imagens ganharam a internet e os comentários são unânimes em afirmar que há algo de insano em nosso gestor Sr. Ramiro Campelo de Queiroz.

Valença é uma cidade com recursos naturais maravilhosos, muita história, casarões antigos, um rio e o mar, mas carente de beleza, de cuidados de ser administrada por alguém que a ame e não apenas que queira se divertir, às custa de seu povo.

Há tanto a fazer Senhor Prefeito, semáforos quebrados há mais de um ano, ruas esburacadas, prédios históricos a serem restaurados, escolas para recuperar, ruas para limpar, cemitérios completamente abandonados, saúde pública a desejar, políticas públicas inexistentes, guarda municipal desestruturada... e etc e tal.

Senhor prefeito, se não quer levar a sério o seu trabalho, entregue o cargo, vá vender seus fogões e geladeiras, talvez lá, nas suas lojas, seus artifícios como comediante caiam melhor.

Jairo Baptista
Vereador - PMDB
http://www.jairobatista.com.br

Um comentário:

  1. Achei a iconografia perfeita, o artista soube muito bem plastificar essas duas figuras mitológicas, se bem me lembro é bom conhecer e ler o autor baiano Jorge Amado,o que eu considero imortal na sua arte literária, ele é realista, eis a razão pela qual o artista fora muito bem realista.
    Em Salvador se não me falha a memória, próximo ao Elevador Lacerda há um monumento que representa muito bem a protuberância de alguns seres mundiais É só analisar. Mais adiante no Centro Histórico há um icone muito interessante representando também uma dama muito forte e porque não dizer fofa.
    Quer conhecer as artes plásticas é só conhecer o Pais do Oiapoque ao Chui.... Da acima menciona eu só retiro a maçã, deveria ser um Caju.

    ResponderExcluir