IPTU 2024

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Seminário 'VIDA sem DROGAS é realizado com sucesso em Valença‏

Com o auditório do Centro de Cultura Olívia Barradas lotado, o governo de Valença, através da Secretaria da Promoção Social, realizou na quarta-feira (31) o Seminário Vida sem Drogas – Políticas Públicas de Enfrentamento do uso de Drogas na Adolescência.

Na abertura, a prefeita Jucélia Nascimento destacou o trabalho da secretaria da Promoção Social. Como exemplo ela citou as ações do cadastramento e acompanhamento do Programa Bolsa Família no município.
“Esse Programa conta com a competência e a seriedade da equipe da Promoção Social. Não se resume apenas a uma simples ação de apoio financeiro às famílias, mas a todo um processo que exige das mães, por exemplo responsabilidade com a frequência escolar e com a vigilância às condições nutricionais e de saúde das crianças através de pesagens constantes. Tudo isso acompanhado pelos nossos técnicos”. Mais adiante Jucélia destacou: “é necessário articulações para a criação de uma rede que envolva a família, escolas e demais entidades públicas no enfrentamento às drogas, que tem provocado sérios problemas sociais em Valença”.

Para o juiz de direto da 2ª Vara de Valença, Dr. Alex Venicius Campos Miranda, a responsabilidade do combate às drogas não pode ficar restrita aos órgãos públicos, esta é, sobretudo, uma questão social. Já para a secretária da Promoção Social do município, Renata Sampaio, o caminho para se buscar um equilíbrio, perpassa pela prevenção. A secretária enfatizou a parceria com o juizado da 2ª Vara Crime e da Infância e Juventude em Valença e com o Ministério Público do Estado, que tem apoiado os projetos e da secretaria.

A palestra "Vida sem drogas", tema do seminário, foi proferida por Simone Lima, diretora de Prevenção e Treinamento da Superintendência de Prevenção e Acolhimento ao Usuário de Drogas e Apoio Familiar, da secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. 
  
À tarde, a programação prosseguiu com apresentação do Coral MP em Canto, apresentação do grupo de teatro da Polícia Militar, com a peça Sai Dessa!. E mais a palestra sobre o crack com o tema “É Possível Vencer”, proferida pela Assessora Técnica da SUPRAD, Lígia Romina; palestras sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com a tenente PM Edilânia Aguiar; finalizando com perguntas e debates. 

Participaram ainda da mesa de abertura do seminário, Bertolino de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores, Ciro Palmeira, Coordenador da 5ª Coorpin, major Paulo Salustiano, comandante da 33ª CIPM, Cristiane Guimarães, secretária da Promoção Social de Taperoá, Chasquiel Bereston (diretor da Juventude), Rui Lima, representante da UNEB, Fabrício Guida de Menezes, Promotor de Justiça, Carlos Maia e Amabel Mota (defensores públicos).
(Ascom PMValença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário