+ DE 20 obras

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Deputada Alice Portugal defende que Biblioteca Pública da Bahia seja elevada à Biblioteca Nacional

A deputada Alice Portugal reivindica a ministra da Cultura Marta Suplicy que a Biblioteca Pública da Bahia - a famosa Biblioteca dos Barris - seja considerada Biblioteca Nacional da Bahia

A ministra da Cultura Marta Suplicy participou, no dia 4 de abril de audiência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

A ministra apresentou diversas ações do ministério, com destaque para as iniciativas de implantação do "Vale-Cultura", os investimentos relacionados aos CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados nas regiões do país.
Durante a audiência a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) solicitou da ministra da Cultura a elevação da Biblioteca Pública da Bahia ao status de Biblioteca Nacional da Bahia. “Nossa Biblioteca, criada em 13 de maio de 1811, tendo mais de 60 mil obras consideradas valiosas, é um patrimônio não só da Bahia, mas do Brasil. Salvador foi a primeira capital do Brasil, a capital colonial do país”.

Alice lembrou que a mudança de status da Biblioteca Pública da Bahia é uma reivindicação do segmento cultural baiano, pois, “trata-se da primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, uma das maiores do país”, disse.

Segundo Alice a biblioteca conta com “segmentos de assuntos especializados como Setor de Obras Raras e Valiosas, Setor de Documentação Baiana, Setor Braille e o Setor Infantil, sendo um acervo de mais de 150 mil obras literárias que, junto a vídeos, documentos, obras de arte e imagens, formam um total de 600 mil itens”.

A ministra Marta Suplicy se comprometeu em analisar a solicitação da deputada e verificar “os meios de realizar a mudança de status da Biblioteca Pública do Estado da Bahia para Biblioteca Nacional”.

A deputada também comemorou as iniciativas do Ministério da Cultura no Estado da Bahia, com o PAC das Cidades, que vai investir cerca de R$ 234 milhões de reais na restauração do Centro Histórico de Salvador. Outra iniciativa do Ministério da Cultura na Bahia, será a “implantação de 27 CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados em várias cidades do Estado, sendo que 19 deles já estão em obras”, comemorou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário