IPTU 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa é apresentado em Valença‏

O Governo de Valença deu mais um passo para a transformação da educação em nosso município. Através da adesão ao Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, o município realizou na quarta-feira (17), no Centro de Cultura Olivia Barradas, o primeiro encontro para apresentação do Programa de iniciativas dos Governos Estadual e Federal.

Valença, através da Secretaria da Educação, aderiu aos dois programas e as diretrizes estão sendo formatadas pelos coordenadores para início dos trabalhos. O Pacto tem como principal objetivo, alfabetizar todas as crianças brasileiras até os 8 anos de idade ao fim do 3º ano do ensino fundamental.

O Centro de Cultura de Valença recebeu um bom número de professores que tiveram importantes informações sobre o Programa, mas também passaram uma tarde agradável, com apresentações musicais, repentistas, dança, poesias e umapitada de humor, tudo isso, realizado por alunos e professores, além do ator valenciano Juliano Brito.

A Prefeita Jucélia Nascimento parabenizou a equipe gestora do Programa, que para ela, será mais uma importante ferramenta na busca por uma educação de qualidade. A Prefeita, que foi aluna de escola pública, afirmou que o Governo de Valença tem o compromisso de comandar a transformação do município. “Fomos escolhidos para comandar esse processo, mas sozinhos não chegaremos a lugar algum. Para essa transformação, precisamos do apoio de todos, e os educadores terão um papel importante nisso tudo”, disse a Prefeita. Finalizando, Jucélia afirmou: “a grande política se faz com resultados”.

O Secretário de Educação de Valença, Padre Josival Lemos disse ser o Pacto, um importante mecanismo para alfabetizar crianças. “É inadmissível que essas crianças, com 7 ou 8 anos de idade, não saibam ler, escrever e principalmente, ter o raciocínio lógico do que está lendo”.

A coordenadora Josélia Argolo, apresentou um slide com as diretrizes do Pacto, composto por 10 compromissos de Todos Pela Escola. A dinâmica, conta com encontro mensal, cada professor receberá uma Bolsa Incentivo de R$ 200 (pago pelo governo federal) e a carga horária será de 120 horas até o primeiro ano e 240 horas do 1º ao 3º ano.

Estiveram presentes ao evento, o Vice-Prefeito Joailton de Jesus, Eduardo Gomes (Secretário de Planejamento), Maria Helena (coordenadora do Centro de Referência da Mulher), Edna Xavier (Diretora de Cultura), Flordolina Angélica (Diretora da Direc 5) os vereadores Ei e Reginaldo Araújo.
(Ascom – Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário