IPTU 2024

quarta-feira, 27 de março de 2013

CAIRU - Secretaria de Políticas Sociais realiza recadastramento do Cheque Solidário

O recadastramento do Programa Cheque Solidário que teve início nos primeiros dias fevereiro continua em fase de atualização cadastral. As equipes da Secretaria de Políticas Sociais já concluíram o recadastramento na Sede do município e agora vem percorrendo todas as ilhas realizando visitas domiciliares e atualizando os dados cadastrais das famílias beneficiadas.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais, Isabela Brito, o recadastramento do programa é feito a cada dois anos e é de fundamental importância para beneficiar aqueles que mais precisam. “O principal objetivo desta atualização é identificar a real condição de vida das famílias e comprovar se elas estão de acordo com as exigências do programa. A atualização cadastral também trará maior eficácia a programas sociais futuros, uma vez que identifica as famílias mais carentes”, ressaltou a secretária.

Além destes benefícios as visitas domiciliares acabam por reforçar noções sociais nos pais, como a importância da permanência das crianças na escola e da erradicação do trabalho infantil. Condições, estas que são requisitos pactuados com as famílias para a permanência no Programa.

Como ocorreram em recadastramentos anteriores, esta ação necessita de tempo, uma vez que as equipes, além de ir em busca de todos os beneficiários, necessitam também de investigar a situação social na qual se encontram as famílias. O trabalho também sofre atrasos quando os beneficiários não são encontrados em caso,obrigando as equipes de recadastramento a visitarem o endereço novamente.

O Cheque Solidário é um programa social pioneiro, implantado na gestão municipal anterior, que permite aquisição de produtos da cesta básica em estabelecimentos comerciais do município de Cairu. Atualmente, mais de 2.440 famílias são contempladas pelo beneficio que, em alguns casos, chega ao valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por mês.

Ainda de acordo com a secretária Isabela Brito, o Programa Bolsa Família - do Governo Federal - também está em fase de recadastramento no município. “Apesar do Bolsa Família não ser um programa municipal é a Secretaria de Políticas Sociais que encaminha os dados das famílias cadastradas para o governo. Para tanto, os beneficiários devem procurar a secretaria, que fica localizada na Sede do município, tendo em mãos comprovantes de renda, residência, escolaridades e dados pessoais. O prazo dado pelo Governo Federal para a atualização destes dados vai até o dia 28 de março e quem não se recadastrar poderá ter o beneficio suspenso”, alerta a secretária.
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação Prefeitura de Cairu-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário