domingo, 19 de fevereiro de 2012

EBDA Presta Assistência Técnica a Produtores de Suínos

O alto preço da mantinha promove a criação de suínos
A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), de Itabuna, está desenvolvendo trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em propriedades familiares que estão iniciando a atividade de suinocultura, em Valença.

Técnicos orientam agricultores rurais sobre como fazer instalações, manejo reprodutivo e nutricional, vacinação, prevenção de enfermidades, higienização e o correto descarte de dejetos. As atividades são realizadas através do escritório local do município.   

Para a veterinária da EBDA, do Projeto Pacto Federativo do Território Baixo Sul, com sede em Valença, Mariana Machado, o sucesso da criação de suínos depende das boas práticas de manejo. “A alimentação é fator primordial para a obtenção de uma carne saudável e de qualidade, além do fornecimento de água limpa e potável para os animais. A higienização e vacinação também asseguram ao criador um bom estado de saúde dos suínos, o que garante retorno econômico com baixo custo de produção”, declarou Machado.

Os técnicos da empresa também sugerem alternativas alimentares, como o uso de hortaliças e frutas, a exemplo da jaca, banana e abacate - cortadas em pequenos pedaços, para facilitar a mastigação -, e de raízes como mandioca e aipim, que são fáceis de encontrar nas propriedades rurais da região.

Sob a responsabilidade da técnica Valquíria Pinto está a orientação, aos produtores rurais, de como usarem os dejetos dos suínos na complementação da adubação orgânica, a exemplo do plantio de hortaliças e culturas agrícolas. “Para que estes dejetos sejam utilizados de forma correta é preciso passar por um processo de decomposição e serem adicionados a outros compostos, como resíduos de capim e restos de frutas e vegetais”, comentou a técnica.

Agricultores familiares do município de Valença estão buscando aumentar as suas produções de porcos, visando agregar valor a carne suína, com a defumação do produto ( a famosa mantinha), atualmente, muito procurado no mercado. “Esta grande procura levou ao aumento do valor do produto e, consequentemente, da oferta de defumados, o que é mais uma boa opção de renda complementar para o agricultor familiar”, declarou a chefe do Escritório de Valença e coordenadora do Pacto Federativo, no Baixo Sul, Sandra Marins.
(BDA/Assimp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário