IPTU 2024

domingo, 25 de março de 2012

BOMBA! - “O NÓ”: DOCUMENTÁRIO INVESTIGA A CHEGADA DA VASSOURA-DE-BRUXA NA BAHIA

Uma bomba será lançada no próximo dia 04 de abril no Teatro Municipal de Ilhéus. Trata-se do documentário “O Nó – Ato Humano Deliberado”, sobre o bio-terrorismo, que destruiu o poderio dos "coroneis do cacau", sua soberania política e desempregou 300 mil famílias em toda a região cacaueira.

O Filme é uma mega produção. Este documentário vai sair no "Globo Repórter" e o Greenpeace vai passar em diversos países... A trama envolve, com certa razão, conhecidos membros do PT, antigos servidores da Ceplac.

O filme mostra, lá nos idos da década de 80\90, a "magnífica" ideia da implantação criminosa da "vassoura-de-bruxa", praga disseminada com partes de plantas infectadas trazidas de Rondônia, através de "nós" que eram encontrados em caules de pés de cacau de grandes fazendeiros de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Ipiaú, Gandu, Ibirataia, Coaraci, Camacan, Canavieiras, Uruçuca e municípios afins...
Considerado o maior crime biológico da história do Brasil, a chegada da vassoura-de-bruxa na região cacaueira baiana foi parar nas telonas, retratada no documentário “O Nó – Ato Humano Deliberado”.

O documentário, dirigido por Dilson Araújo, já fez várias pré-estreias pela Bahia e será lançado oficialmente durante o Festival de Cinema Baiano (Feciba), no dia 04 de abril, às 20h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Durante mais de 1 hora, a produção conta como o fungo foi introduzido nas plantações de cacau do sul da Bahia, o fracasso dos planos de recuperação das lavouras e o fim de uma era de sonhos e riqueza.

Dilson Araújo foi em busca de documentos oficiais, entrevistas e estudos que explicassem, nos mínimos detalhes, quem foram os responsáveis pela longa viagem que a vassoura-de-bruxa fez da Amazônia brasileira até a Bahia...

VEJA O RELATÓRIO FINAL DA POLÍCIA FEDERAL...

2 comentários:

  1. "Desatando o Nó"

    Não vou nem fazer comentários antecipados, para não pré-julgar ninguém. Depois que assistir o filme que, vai ser exibido para uma plateia selecionada antes do lançamento oficial, vamos ter uma visão clara do crime da vassoura-de-bruxa que arrasou a região do cacau e levou 250 mil famílias ao desemprego rural. Mas, que tem de políticos aí tomando "Lexotran" não está no gibi! Desatando o Nó pode mudar o rumo das eleições na região cacaueira. Vamos aguardar o Nó ser Desatado!!!

    Kalif Rabelo
    Março de 2012

    ResponderExcluir
  2. Dilson Araújo, produtor do documentário "O Nó - ato humano deliberado", fala sobre a conclusão do vídeo que retrata a história da introdução criminosa da Vassoura-de-Bruxa na Região Sul da Bahia. Águido Muniz, presidente do Instituto Pensar Cacau e o produtor Dorcas Guimarães também participaram da entrevista.
    Veja no link: http://www.youtube.com/watch?v=7Yki9rOh-xg

    ResponderExcluir