IPTU 2024

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Livro “Mulheres Poetas” tem participação de professora de Cairu...

O lançamento do livro “Mulheres Poetas” será no dia 29 de maio, às 18 horas, no canal do YouTube da editora Mente Aberta, através de uma live, com a presença do editor Pedro Camilo e das organizadoras do livro, Catarina Valadão, Ionã Scarante e Régia Freitas.

A obra conta com a participação da poeta moradora de Valença, Fabiane Caldas Brito, mestra em Letras pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), professora da Rede Municipal de Ensino de Cairu. Fabiane fala da sua experiência com a escrita literária, incentivo à leitura no contato com textos durante a infância e também pela influência dos escritores da região, em sua trajetória como professora, pesquisadora e autora:

“O contato com os textos literários faz parte do meu cotidiano desde os primeiros anos da infância. Lembro-me, com muita saudade, das contações de histórias de minha avó e dos primeiros textos literários encenados na escola. Desde a época de estudante já apresentava afinidade com a área de literatura, costumava narrar contos, recriar histórias, transformá-las em peças teatrais, fazer poesias bobas em papeis de cartas, encenações, compor letras de músicas, dentre outros. Após muitas cruzadas e outras experiências, ingressei no curso de Letras e, naquele momento, começou a minha viagem pelo âmbito da linguagem e da literatura. Então pude voltar a sonhar com a escrita literária. O meu percurso como pesquisadora, professora e autora começou a ser trilhado em 2009, no final do curso de Letras, pois comecei a escrever poemas e crônicas e a publicar em jornais e revistas da faculdade e ter maior proximidade com escritores da região, como Araken Vaz Galvão, Moacir Saraiva, Mustafá Rosemberg e Rosângela Góes, incentivadores das minhas produções literárias. Posteriormente, ganhei o primeiro lugar no concurso de Crônicas da Academia Valenciana de Educação Letras e Artes, com a crônica Descobertas (produção publicada em jornais da região). A partir daí, passei a utilizar também as minhas produções em sala de aula, na pesquisa do mestrado, produzir livros de crônicas com meus alunos, participações em concursos de poesias, crônicas e publicações em livros. A experiência com o livro “Mulheres Poetas” – Antologia Internacional – foi importante por reunir poesias de mulheres do Brasil e do mundo, ecoando discursos femininos em versos, que reverberam diálogos a partir de contextos inimagináveis”.

Fabiane já está organizando seu livro de crônicas, que também será publicado em breve.

Livro Mulheres Poetas
O livro "Mulheres Poetas" é uma antologia nascida do desejo de reunir várias vozes femininas e de ecoar essas vozes por toda parte. Reúne um total de 129 autoras, desde as mais experientes – que já participaram de antologias ou já publicaram livros solos – até as que estão apresentando seus versos pela primeira vez, alguns até então guardados e que estreiam com a obra. Ainda nesse universo literário, todas as autoras são poetas que contribuem com poemas e sensibilidade feminina, traduzidas em versos.

Mulheres de toda a parte do Brasil, desde o Estado da Bahia até o Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal. Além das brasileiras, existem contribuições vindas de países como Angola e Portugal. “Com este livro, a Editora Mente Aberta espera contribuir com o sempre necessário protagonismo feminino com todas as suas cores, cheiros e amores, registrando as histórias de vida e resistência de mulheres plurais”, diz Pedro Camilo, editor à frente da Editora Mente Aberta.

Para pré-venda, o livro está com um desconto de 10% e pode ser adquirido no site: http://www.editoramenteaberta.com.br

ORGANIZADORAS
Ionã Carqueijo Scarante – baiana da cidade de Nazaré. Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano – Campus Valença). É escritora, poeta e pesquisadora de literatura produzida no Baixo Sul e Recôncavo Baiano. Também é membro do grupo de pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (Glicam/IF Baiano) e membro da Rede Iberoamericana de Materiais Orais. “Mulheres poetas é uma antologia que nos permite contemplar a vida sob a ótica de muitas mulheres que, por meio da arte da palavra, nos apresentam suas experiências de amor, empoderamentos, angústias, solidão, fé, desejos, descobertas, alegrias… A poesia que aflora deste livro acerta em cheio o nosso peito”, diz Ionã.

Régia Mabel da Silva Freitas – Mulher preta, feminista e antirracista. Doutora em Difusão do Conhecimento na UFBA, professora universitária, consultora, assessora e formadora pedagógica decolonial. É também coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (Numperr). “Esta obra reúne úteros poéticos, que, nas dimensões auditivas, olfativas, gustativas, táteis e visuais borrifam em cada página a magnitude da feminilidade”, afirma Régia Mabel da Silva Freitas.

Catarina Valadão – Nasceu em Açores, em 1986. É mestre em Arquitetura, investigadora e colaboradora do CEIS20 e doutoranda do curso de Estudos Contemporaneos da Universidade de Coimbra. Formada em poesia e escrita, já colaborou com diversos jornais e revistas. Apresentou seu primeiro livro de poesia, intitulado “A Imagem da Poesia”, em abril de 2011, e o segundo com o nome “Palavras (Re)Vertidas", em agosto de 2012. Também participou da coletânea Livro Aberto, em 2020, e já desenvolveu trabalhos em moda, pintura e desenho.


SERVIÇO
LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO – MULHERES POETAS – ANTOLOGIA INTERNACIONAL
(Participação Gratuita)
Quando: 29 de maio de 2021
Onde: YouTube da Editora Mente Aberta
Horário: 18h
Convidadas: Catarina Valadão, Ionã Scarante, Régia Freitas

INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO LIVRO
ISBN: 978-65-86483-47-5
Formato: 14×21
Ano: 2021
Número de páginas: 272
Capa: Brochura
Investimento: R$ 50,00 – Desconto de 10% na pré-venda, fica por R$ 45,00
                                                                                                                                                 (Baixo Sul em Pauta) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário