Com o objetivo de ampliar o debate sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e o papel da escola e da sociedade para a implementação da educação cada vez melhor para as relações étnico-raciais, a Secretaria Municipal da Educação de Cairu promoveu na última sexta-feira (16), no Convento de Santo Antônio, um encontro com as lideranças das comunidades quilombolas do município-arquipélago. Estiveram também presentes os gestores das escolas existentes em comunidades quilombolas, coordenadores e representantes de associações, entre elas: Clube das Mães (Sede), Amega (Galeão), Luz Cultural (Boipeba), Associação de Moradores e Pescadores de Torrinhas e Associação de Moradores de Moreré.
Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora municipal da Educação Quilombola, Zenaide Santos, participaram, ainda, os alunos cairuenses do curso de graduação da Ufrb em Educação no Campo, voltados para quilombolas. De acordo com a coordenadora, o próximo passo será a formação de uma comissão composta pela Secretaria da Educação, Conselho de Educação e lideranças quilombolas, para a criação de um plano de ação especificamente voltado para as escolas quilombolas de Cairu.
Atualmente o município conta com sete comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares. São elas: Cajazeira, Prata, Rua do Fogo, Batateira, Galeão,Torrinhas e Monte Alegre. A secretária da Educação, Luana Figueiredo, salienta a necessidade de se pensar e construir uma Educação Escolar Quilombola no município de Cairu, que de fato incorpore as demandas educacionais dessas comunidades, de modo a valorizar os saberes tradicionais e o modo de vida local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário