IPTU 2024

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Cairu apresenta experiências exitosas do programa “Formação pela Escola”

No último dia 11 de junho, Cairu apresentou suas experiências exitosas do programa Formação pela Escola (FPE) durante reunião de alinhamento das ações desenvolvidas em 2019. O encontro reuniu coordenadores e tutores do programa no Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), em Feira de Santana. Cairu foi plenamente representado pela professora Rosângela Ché.

Entre os avanços significativos contidos no relatório cairuense estão a participação nos cursos do FPE de representantes de todas as comunidades cairuenses; a validade dos certificados dos cursos do FPE para pontuação nos concursos públicos, inclusive Reda; o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CAE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fortalecimento, dentro das comunidades, do controle social sobre os recursos públicos destinados à Educação.

O Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle dos recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São nove cursos oferecidos: Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programas de Transporte do Escolar; Programas do Livro; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Controle Social para Conselheiros; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e Censo Escolar da Educação Básica - Sistema Educacenso. O programa é voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos, gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

MESA REDONDA
Segundo Rosângela Ché, no início do segundo semestre deste ano será realizado em Cairu uma mesa redonda com o tema “A importância da alimentação escolar”. O evento contará com a participação de funcionários dos serviços gerais, porteiros, merendeiras, nutricionistas, professores, equipe técnica da secretaria da Educação, responsáveis pela merenda escolar, técnicos da licitação, contabilidade, vereadores, sindicalistas, pais e comunidades, quando discutirão sobre o tema no âmbito do município. Como resultado sairá um protocolo de compromisso com a alimentação escolar, que será levado para o gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário