Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Secretaria da Saúde de Cairu promove ações de prevenção para população masculina...

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Saúde, intensificou as ações em alusão ao Novembro Azul – movimento criado para conscientização dos homens de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Todas as unidades de saúde do município promoveram  estratégias para conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças, que atingem à população masculina.

De acordo com os especialistas, homens com idade a partir dos 50 anos devem realizar o exame da próstata pelo menos uma vez ao ano, e aqueles que já tiveram casos confirmados deste tipo de câncer na família devem iniciar essa rotina anual de exames um pouco antes, a partir dos 45 anos. Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. 

Segundo a secretária da saúde, Italuana Guimarães, as ações tiveram como objetivo principal a prevenção. "Assim como o Outubro Rosa está voltado para às mulheres, o Novembro Azul está voltado para os homens, para que os mesmos tomem atitudes em prol da própria saúde e façam o exame preventivo. Sabemos que a população masculina é a que menos se cuida e, consequentemente, a que mais busca os equipamentos de saúde em decorrência de doenças não prevenidas. Por isso, é necessário que mostremos à população que é preciso estar alerta e cuidar sempre da saúde e não apenas tratar das doenças”, enfatizou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário