IPTU 2024

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cartilha sobre Acordo de Gestão da RESEX está disponível na internet...

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) lançou nas comunidades da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape (RESEX) a cartilha “Educação Ambiental na construção do Acordo de Gestão – Definindo regras para proteger a maré”. O material tem como objetivo compartilhar informações e contribuir para a definição de regras para a atividade pesqueira que promovam a adoção de práticas de pesca sustentáveis voltadas à construção do Acordo de Gestão e do Plano de Manejo da RESEX. 

O conteúdo da cartilha foi definido através de vários conceitos técnicos, porém os principais elementos foram absorvidos nos diálogos participativos com pescadores extrativistas e artesanais. Na Rodada de Oficinas, um dos passos para a elaboração do Acordo, foram distribuídas 500 cartilhas nas comunidades. “Através do exercício da cidadania, os pescadores, nas oficinas, puderam estabelecer regras que vão virar leis no futuro. Aqueles que vivem da pesca estão assumindoo papel de protagonistas na construção da gestão da Reserva Extrativista. É o próprio povo fazendo as leis”, enfatizou Sergio Freitas, chefe da RESEX Baía do Iguape.

A confecção da cartilha foi patrocinada pela Enseada Indústria Naval e faz parte do Plano Diretivo da Pesca, desenvolvido pelo estaleiro em cumprimento ao programa de licenciamento ambiental.

Para leitura completa da cartilha, acesse: http://issuu.com/estaleiroenseada/docs/cartilha_pesca__2015-09-30__-_visua

Nenhum comentário:

Postar um comentário