IPTU 2024

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Qualidade na educação é tema de seminário realizado pelo governo de Valença...

O governo de Valença segue trabalhando para cada vez mais pavimentar os caminhos da educação no município. A ação mais recente neste sentido foi o seminário "Qualidade na Educação: todos tem o direito de ensinar e aprender", realizado nesta terça-feira (04), no salão de eventos da Primeira Igreja Batista, na cidade, e que reuniu todos os professores da rede municipal de ensino.

O evento desta terça-feira foi o terceiro da série de seminários reunindo gestores escolares, professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da área para tratar de questões e avanços da educação em Valença. A sequência dos encontros trás discussões sobre a qualidade como fator fundamental no desenvolvimento do processo educacional e, desta vez o trouxe o olhar pedagógico voltado mais especificamente para a inclusão social pela educação, Neste sentido seus objetivos sinalizaram para a importância, por exemplo, de se “compreender a educação como direito fundamental, que deve ser garantido a todas as pessoas em todos os seus níveis, independentemente de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, ‘e também’ da compreensão de que a escola inclusiva constitui um espaço privilegiado para se a conviver e aprender com as diferenças”.

Na abertura do seminário, a secretária Maria Vanúzia Oliveira, ali também representando a prefeita Jucélia Nascimento, em viagem à capital do Estado, saudou os presentes sugerindo a todos “mais refletir a educação nos seus aspectos de inclusão” e conclamou: “que todos nós saiamos daqui com este aprendizado”. Francisco Nascimento, coordenador do Núcleo Regional de Educação – NRE enfatizou aquele encontro de trabalho como também uma oportunidade de mais se estreitar as relações institucionais pela educação e disse da importância de se “avançar em diálogos e conquistar espaços”. A presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia-APLB/Sindicato-Delegacia Costa do Dendê, Maria Salete Lucena, enalteceu a realização do seminário dizendo que é “importante que a secretaria da Educação de Valença se volte à realização de ações como esta”. Concluiu ressaltando: “a gente reivindica muito porque sabemos que a educação no Brasil precisa estar sempre avançando”.

Presenças também dos secretários municipais Ademar Barreto, da Administração; Ademir Costa, da Indústria e Comércio; Zenaide Negrão, das Finanças, e Ionete Nery, da Saúde.

Sensibilização para o processo da inclusão; Termos, conceitos e as principais dúvidas no campo da inclusão escolar: conhecer para compreender e agir; Direitos das pessoas com deficiência; Formas de avaliação, e As relações interpessoais que respeitam o aluno em situação de inclusão foram assuntos abordados nas palestras proferidas por Ivana Braga, Sidenise Estrelado e Neilton Silva.

A FTD Editora foi parceira do governo de Valença na realização do seminário.
(Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário