IPTU 2024

quinta-feira, 11 de junho de 2015

TALENTOS & EMOÇÕES - Encontro Pop Rock Retrô na história de Valença‏...

A Praia do Guaibim, em Valença, Baixo Sul do Bahia foi palco de um encontro que chegou para fazer história na região: Encontro Pop Rock Retrô. Um evento que surgiu da vontade de alguns amigos que marcaram a década de 90, com um estilo próprio de ser e o rock como gosto musical. Uma época movimentada pelos festivais de música, shows de grandes músicos brasileiros no Centro de Cultura Olívia Barradas, gincanas escolares e grandes espetáculos de dança. Uma época onde esses ‘jovens’ adultos de hoje fervilhavam arte e emoção. E foi pensando em reviver um pouco dessas lembranças e reencontrar ‘velhos’ e bons amigos que surgiu a proposta do Encontro Pop Rock Retrô. 

O evento começou tímido, com a criação de um grupo no WhatsApp e uma pagina no Facebook. Foi se espalhando e sendo abraçado por muitos, inclusive empresários que se colocaram à disposição para apoiar a proposta. E uma ideia que, inicialmente foi pensada como uma roda de amigos e um violão, se tornou simplesmente, na opinião de muitos, “a melhor festa de todos os tempos de Valença”. O evento aconteceu no Hotel Girassol, dia 06 de junho, com total estrutura para atender músicos e público em geral. Nove atrações se apresentaram: Chauhud, Pablo Dominguez, Rose Azevedo e Banda, Os Chacais, Banda Hierarquia, Lord Byron, Epidemia, Rock Bis e Banda Espaço Curto. 

Um repertório que privilegiou a MPB, e principalmente o Rock Roll. Espetáculos com músicos experientes que hoje estão espalhados pela Bahia, tocando em bandas variadas, e que se reencontraram para fazer “o show”. Levantaram o público, o qual vibrou recordando não apenas boas estórias, mas sentindo na pele a emoção de músicas que marcaram gerações, originárias de eloquentes vozes como Renato Russo e Cazuza. A festa foi aclamada pelo público e sugerida para se tornar um Festival, com realização anual. Muito mais do que isso! A festa deixou claro para cada um dos participantes que eles não tem mais o tempo que passou, mas nada foi tempo perdido. Afinal, todos são tão jovens e tem muito tempo. Todo o tempo do mundo! 

Com a palavra os “jovens”

“Palavras como: AMIGO, SAUDADE, e frases como: “quanto tempo” e “eu te amo”, nunca foram ditas tantas vezes numa só noite, em um só lugar. Jovens construtores da minha personalidade profissional, isso mesmo, aqueles que davam o maior trabalho, estiveram reunidos nesta noite de sábado no Girassol Praia Hotel para celebrar um dos mais lindos vocábulos do nosso dicionário: AMIZADE. Utilizando-se de um pseudônimo de Pop Rock Retro, para tal artimanha, eles coloriram com suas vozes, baterias e guitarras em uma aquarela sonora com cores deliciosas e de perfume agradabilíssimo, a noite do Guaibim onde todos eram atrizes e atores principais, sem nenhum coadjuvante, dessa peça chamada Vida, que sem nenhum ensaio prévio foi ao ar na transmissão da TV do amor, do respeito mútuo e da diversão.

Jamais vira festa tão linda nos meus quinhentos anos de existência. Parabéns é uma palavra tão ínfima para os organizadores de tal acontecimento que não me ouso a usar. Meu coração ainda está sob o efeito de tanta nostalgia e da morte da saudade que por décadas habitava em nossos corações. Não me ousei também por maneira, tirar fotografias, para não tirar o brilho da minha memória da figura de cada um desses ex-pequeninos, pivetes e traquinas. Agradeço a Deus por cada um de vocês que fazem parte dessa história e fico pedindo a ELE que proteja e guarde aqueles que não se fizeram presentes. 

Da vontade de apagar tudo ai e não dizer nada, pois na verdade não tem como se expressar em palavras, mas é isso ai! Não digo nada! E ainda digo mais, não digo mais nada, a não ser OBRIGADO. THANKS. GRACIAS!” Gil – Professor da escola Fisk Valença

“Passado e presente estiveram reunidos no Encontro mais badalado dos últimos tempos. Um misto de musicalidade, amigos de infância e juventude e amigos desses amigos, onde todos vivenciaram um momento marcante e de grande significado emotivo. Era a juventude anos 90 que ali estava se encontrando depois de tantos anos, relembrando e revivendo o passado de forma mágica. Cantando, tocando e encantando a noite com muito pop rock, com canções que nos remetiam a sensações ímpares. Sim, algo mágico aconteceu ali naquela noite... E tão mágico que nenhuma palavra poderá traduzir o que vivemos ali.

Adultos, dançando como jovens, sorrindo como jovens, sonhando e vivendo a magia da eterna juventude. Era como se o tempo nos desse uma trégua e parasse naquele momento para nos permitir viver o que vivemos décadas atrás. O abraço, os beijos, o choro, o riso, as palavras e os olhares diziam a mesma coisa: Estamos voltando no tempo! A saudade podia ser extinguida naquele momento. Ver tantos “jovens” de uma época reunidos num só momento era realmente algo ímpar e encantador. A emoção tomou conta de todos, a alegria se transformou num êxtase de felicidade.

Os artistas viraram crianças, onde os brinquedos eram seus instrumentos musicais e suas vozes vibrantes. E deram um show de musicalidade e interação com o público, envolvendo a todos “como uma onda no mar”, embalados pela vibração e união de todos. Pop Rock Retrô foi muito mais que um encontro de geração, foi a maneira mais linda de reviver a amizade no verdadeiro sentido da palavra”.
Rose Azevedo – Cantora e uma das idealizadoras do projeto
(Texto geral: Vanessa Andrade Fotos: Richard Mas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário