IPTU 2024

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ouvidoria: Enseada amplia canais de interação social com comunidades do entorno...

O papel de uma Ouvidoria é ser a ponte entre a sociedade e uma instituição. Trata-se de um serviço aberto ao público para escutar as dúvidas, reivindicações, sugestões, denúncias e elogios referentes à empresa. O diálogo direto entre a Enseada e seus públicos foi ampliado através das quatro novas urnas do “Fala Navegante”, que foram implantadas em Salinas da Margarida Sede, Conceição de Salinas, Maragojipe Sede e São Roque. Dentro do estaleiro e no Centro de Referência, na comunidade de Enseada do Paraguaçu, também existem urnas do programa.

A Enseada possui essa ferramenta e, além de receber, responde frequentemente as manifestações dos integrantes e moradores das comunidades do entorno ao empreendimento. Esse meio de relacionamento com o estaleiro faz parte do Programa de Comunicação Social do Plano Básico Ambiental (PBA).

Aqui pelo blog, na parte de comentários, também é possível deixar elogios, críticas ou sugestões. O site da Enseada (www.enseada.com) é outra forma virtual de enviar mensagens através da parte de Contato. Todas as manifestações são apuradas, respondidas e levadas em conta para a melhoria dos processos e da gestão do estaleiro.

Entre janeiro de 2013 e março de 2015 foram recebidas pelas urnas do Fala Navegante 408 contribuições, sendo 217 manifestações das comunidades e 191 de integrantes. “O programa é mais um canal de comunicação entre Enseada e comunidades, com destaque para a possibilidade das pessoas manifestarem-se continuamente, inclusive de forma anônima. O teor das manifestações nos leva a refletir sobre pontos de melhoria em nossas ações, visando fortalecer uma relação de transparência e confiança com as comunidades das áreas de influência do empreendimento”, afirmou Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social na Enseada.

De acordo com Marcelo Gentil, gerente de Comunicação Externa no estaleiro, é dever do empreendimento executar um programa que dê espaço para a comunidade interagir com a Enseada. “Fazemos isso através de diversos veículos de comunicação social como o blog, o boletim e o site. Apenas no blog, de novembro de 2013 a março de 2015, foram recebidos cerca de 300 comentários. A comunidade tem papel fundamental nisso”, revelou o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário