O Tiro de Guerra 06-005, de Valença, realizou no último sábado (29), a solenidade de encerramento de ano de instrução militar de 2014. A diretora do TG, a prefeita Jucélia Nascimento, representada pelo secretário municipal da Infraestrutura e Urbanismo, Jailton Azevedo.
O 1º sargento Anacleto Schmitt, Chefe de Instrução do TG 06-005, fez a Leitura de Encerramento. Logo em seguida aconteceram as entregas dos diplomas e certificados aos 48 atiradores.
Participaram ainda da solenidade, Ionete Nery, secretária municipal da Saúde; tenente coronel Paulo Salustiano, comandante da 33ª CIPM, a vereadora Ivanilda Lemos (Vane Costa) e os vereadores Fabrício Lemos e Manoel de Jesus (Betão), entre outros.
Os Tiros-de-Guerra são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902. Em 1916, foram impulsionados pela pregação patriótica de Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar. São Órgãos de Formação da Reserva (OFR), que possibilitam a prestação do Serviço Militar Inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de modo a atender à instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.
Em Valença, o Tiro de Guerra foi reativado com a inauguração da nova sede no bairro do Novo Horizonte, em 29 de julho de 2009, através da parceria com a Fundação Odebrecht. São disponibilizadas 100 vagas por ano para jovens do sexo masculino, que complete 18 anos. O Governo de Valença é parceiro do projeto.
(Ascom – Governo de Valença)
Nenhum comentário:
Postar um comentário