IPTU 2024

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tirar habilitação vai doer no bolso dos futuros condutores...

Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de HOJE, 1º de dezembro, poderá pagar mais caro, isso porque entra em vigor a resolução nº 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aumenta a carga horária das aulas práticas da primeira habilitação na categoria B (para carros). De 20 horas/aulas, passa para 25 horas/aulas, com isso os custos para o aluno serão elevados. Segundo Abelardo Filho, presidente do Sindicato das Autoescolas e do Centro de Formação de Condutores, haverá um aumento nos preços nas autoescolas, porém ainda não há uma definição desse aumento. “Nós vamos nos reunir, com a Federação das Autoescolas, para definirmos a variação de aumento que será dado, e também pedir um prazo de 30 dias para as escolas se adequarem ao uso de simulador”, pontuou.

Conforme Filho, a resolução contempla duas vertentes: a ampliação da carga horária e a utilização de simuladores nas aulas à noite, porém esta última não é obrigatória. “Precisamos conferir se as empresas de simulador que existem na Bahia atendem a demanda do estado e a questão dos valores, pois um simulador custa investimento médio de R$40 mil, e a manutenção R$1.700. Porém temos hoje a possibilidade de adquirir através de aluguel com custo menor”, afirmou.

De acordo com o assessor técnico do Detran-BA, Major Génesio Luide Santos, para “quem vai tirar pela primeira vez a CNH, a nova resolução exige um mínimo de 25 horas/aula, das quais 5 horas/aulas terão que ser, obrigatoriamente, no período noturno. Já quem vai fazer a adição para a categoria B, a nova resolução diz que é necessário ter 20horas/aulas, das quais quatro devem ser no período noturno”. 

No caso da categoria A (moto), é exigido 20 horas/aula, e quatro dessas devem ser no período noturno. Para a adição da CNH na categoria A, é exigido 15 horas-aula, três no período noturno. Segundo Major Luide, o acréscimo de horas-aulas visa dar mais rigor na formação do condutor.

“É necessário melhorar a formação do condutor. Há uma tendência que o processo fique mais rigoroso a cada dia”, justificou. Para ele, a aula noturna é algo novo, porém muito interessante, pois o aluno conhece a diferença em dirigir à noite.
(Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário