IPTU 2024

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Navio Ondina: primeiro megabloco do topside é jateado na Unidade Paraguaçu...

A Enseada deu início, na última quinta-feira (04/12), na Unidade Paraguaçu, ao primeiro jateamento de um megabloco nesta fase de operação do empreendimento. O STA 12, com cerca de 150 toneladas e 1.500 m² de área, é uma das grandes estruturas que integram o topside do navio-sonda Ondina, o primeiro que será entregue pelo Estaleiro.

Rennan Branco, coordenador de Pintura da Enseada, esclareceu detalhes sobre o procedimento. “O que nós estamos fazendo é a preparação da superfície do aço para receber a pintura. Utilizamos um jato, à base de ar comprimido, que expele a granalha. Essas partículas de aço atuam como um abrasivo e deixam a superfície com perfil rugoso, ajudando na aderência da tinta ao aço”, disse.

Segundo Branco, a tinta que será aplicada nos megablocos têm garantia de 25 anos, por isso a operação é realizada depois de muita preparação e cuidado. “Vamos concluir esse jateamento em dois ou três dias, quando o bloco será encaminhado para a sequência dos trabalhos na cabine de pintura”, declarou.

As granalhas que são espalhadas no chão durante o processo são recolhidas durante a limpeza do ambiente e reutilizadas em um novo jateamento. “Esse é um material que não gera um percentual de poeira elevado, é mais fácil de ser controlado em termos ambientais”. Cerca de 20 profissionais, entre eles jatistas, encarregados, meio oficiais e ajudantes, realizam os trabalhos no STA 12.

O navio Ondina será entregue pela Enseada em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário