IPTU 2024

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Programa Círculo de Leitura atrai crianças da comunidade de Enseada do Paraguaçu

O Centro de Referência da Enseada, localizado na comunidade quilombola de Enseada do Paraguaçu, abriu espaço em uma de suas salas para dar continuidade ao Programa Círculo de Leitura. Nove crianças da localidade, que cursam a 3ª série/4º ano, participam atualmente das atividades que começaram na última quinta-feira (14).

Segundo Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada, a iniciativa vai ao encontro de um dos objetivos principais da escola, que é o estímulo ao gosto pela leitura. “Estamos aplicando as histórias da Coleção Contos Quilombolas, que a Enseada entregou aos representantes de quilombos de Maragojipe em meados de abril. São lendas e histórias em que eles próprios estão inseridos no enredo”, declarou.

“A Vovó do Mangue com seu cachimbo”, retrucou Verônica Santos, quando perguntada por Yasmim Oliveira – Jovem Aprendiz do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) responsável por conduzir as atividades no Centro – sobre quem é a velhinha que vive e cuida do manguezal. “O homem pegou um monte de madeira sem precisar, aí o burro se perdeu na mata e o homem perdeu toda a carga”, comentou Israel Souza, fazendo alusão ao desfecho da história sobre a “Vovó do Mato”.

O Círculo de Leitura é voltado para as crianças da Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas, de Enseada, e a equipe do programa realizará visitas regulares à unidade de ensino – a cada 15 dias – para acompanhar o desenvolvimento das crianças assistidas. “Vamos nos inteirar periodicamente sobre o desempenho e a assiduidade de cada um em sala de aula”, afirmou Yasmim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário