IPTU 2024

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Moradores de Cairu bloqueiam BA-001, no trevo de Nilo Peçanha...

Na manhã desta quinta-feira (10/07), dezenas de moradores de Cairu travaram a pista da BA-001, na altura do "trevo" de Nilo Peçanha, na saída para Ituberá, em protesto pacífico contra os milhares de buracos e contra o descaso do Governo do Estado em relação à BA-884, que dá acesso à sede de Cairu e à diversas comunidades litorâneas, como Torrinhas, Tapuias, Boipeba, Canavieiras, Cova de Onça, Itiúca, São Francisco, Barroquinha, Barra dos Carvalhos, entre outras.

A manifestação foi iniciada às 6h30 e permaneceu até às 10 horas, horário este negociado entre os coordenadores do movimento e a guarnição da polícia militar, presente durante todo o período no local.

Os manifestantes falaram, através do celular, com o diretor regional do Derba, Ricarty Pinheiro. O dirigente do departamento de estradas afirmou que seria impossível aparecer no local do bloqueio para conversar com os moradores, pois no momento estava acontecendo outros protestos em outras rodovias estaduais na região.

A BA-884 foi asfaltada em 1996 pelo ex-governador Paulo Souto e está abandonada, sem manutenção, há muitos anos. Recentemente o prefeito de Cairu, Fernando Brito, esteve com Saulo Pontes, diretor geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), para solicitar a recuperação imediata da rodovia. Mas, segundo Saulo Pontes, a obra não poderia ser executada por falta de emulsão asfáltica. Entretanto, o diretor do Derba garantiu que faria uma “operação tapa buracos”. Esta medida paliativa, porém, até hoje não foi realizada.

Além do risco de acidentes, moradores e motoristas temem os assaltos, que são frequentes na estrada. Por tudo isso, cansados de esperar, os manifestantes prometem realizar uma nova manifestação na próxima segunda-feira. É só aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário