IPTU 2024

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Encanador industrial é o destaque da semana na Série Profissões da ENSEADA...

Encanador Industrial Avanildo Bento, do Consórcio Estaleiro Paraguaçu
A Série Profissões aborda nesta quarta-feira, 9/7, o ofício de encanador industrial. O integrante da vez é Avanildo Bento, paraibano de Boa Ventura. Ele é do quadro do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) e atua no Pipe Shop, uma oficina de tubulação onde são montados os spools (peças únicas e pré-fabricadas, que podem ser constituídas de um ou mais trechos de tubos ou acessórios soldados entre si, e com extremidades preparadas para a interligação). 

Avanildo monta as peças de acordo com as especificações do projeto. Para isso, ele aprendeu matemática e domina o trabalho com a régua, esquadro, trena, paquímetro, válvulas, conexões e flanges. “Não adianta aprender para apenas saber fazer. Tem que gostar do que faz”, argumentou Bento, que fez curso numa escola técnica, em 2004, para se aperfeiçoar. 

Ele chegou ao Estaleiro, há quatro meses, depois de um processo seletivo rigoroso. “Como a gente vive de obra em obra, conhece muita gente. Basta trabalhar certo para as oportunidades surgirem”, declarou. A distância da família deixa Bento triste, mas tem uma recompensa. “Quando o serviço é executado e a gente vê a peça sendo montada dá prazer e orgulho”, revelou. 

Para um encanador se dar bem na profissão, ensina Bento, é preciso ser curioso, comunicativo e seguir os procedimentos da empresa onde está trabalhando. “Uma coisa que jamais deve ser feita é o improviso. Por isso, é necessário fazer cursos para se desenvolver e pedir orientações a profissionais experientes”, completou. 

Se a pessoa deseja entrar nesse ramo, é bom começar a aprender leitura e interpretação de desenho em algum curso, pois, segundo o encanador industrial, hoje existem muitos profissionais por aí, mas poucos que sabem executar com qualidade o serviço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário