IPTU 2024

terça-feira, 6 de maio de 2014

Escolas da Direc 05 recebem visita da cooperativa “Amigos do Planeta”‏

No mês de abril, a DIREC-05 recebeu a visita da Cooperativa Amigos do Planeta, de Lauro de Freitas (BA), para o descarte dos livros que já não são utilizados pelo corpo docente e discente das escolas.

Através da PORTARIA Nº 5.921/2012, a Secretaria Estadual da Educação estabeleceu a execução dessa tarefa e designou alguns servidores para compor a Comissão Gestora de Descarte de Livros, no âmbito das unidades Escolares da jurisprudência da DIREC 05–Valença Bahia e a ação visa liberar os espaços das escolas para otimizar o ambiente, direcionando o material inservível para outros fins ou fazer a destruição.

Livros que já tem mais de três anos de uso, irrecuperáveis que estão acumulados no acervo das UEEs ou nas Diretorias Regionais de Ensino (DIRECs) são encaminhados as cooperativas para o descarte e a DIREC 05 foi uma das pioneiras a viabilizar a entrega dos livros para reciclagem, contribuindo para o meio ambiente. 

"Nós preferimos planejar para dirigir essa ação da melhor forma possível. Não queríamos simplesmente mandar 'jogar fora'. Hoje estamos entregando toneladas de livros desatualizados ou em estado precário para serem reciclados e terem uma destinação responsável e sustentável. A equipe da CODEB/DIREC-05 realizou com sucesso o descarte de livros, deixando as escolas com seus espaços liberados para receber novo acervo e catalogar os livros atuais e utilizáveis de forma organizada". Flordolina Angélica - Diretora da DIREC-05. 

Participantes da ação:
Almoxarifado da DIREC 05 - acervo técnico de reserva de livros didáticos 
Colégio Estadual Polivalente – Gandu
Colégio Estadual Paulo Cesar da Nova Almeida – Ibirapitanga
Colégio Estadual Prof. Neilton Lima Moreira – Igrapiúna
Colégio Estadual Idelzito Eloy Abreu – Ituberá
Colégio Estadual Adelaide Souza – Nilo Peçanha
Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins – Valença CEEP Saúde – Valença
Colégio Estadual João Cardoso dos Santos – Valença
Colégio Estadual João Leonardo da Silva – Valença
Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins – Wenceslau Guimarães 

O Cataforte - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias é uma cooperativa em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Banco do Brasil, que trabalha com empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, possibilitando a inserção no mercado da reciclagem e a agregação de valor na cadeia de resíduos sólidos. 

As Escolas que desejarem participar da próxima ação que acontecerá no dia 9 de maio, colaborando com o descarte dos livros que já não são utilizados, poderão entrar em contato com a CODEB na DIREC-05 para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário