Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Barra Grande realiza Festival da Tainha no período de 01 a 03 de maio...

No próximo período de 1º a 3 de maio, a comunidade de Barra Grande, na Península de Maraú, realizará a 13a. Edição do Festival da Tainha, que contará este ano com diversas atrações e novidades.


Pra começar, a comissão organizadora do Festival da Tainha 2014 convidou a chef Rosa Gonçalves -  pesquisadora da nossa gastronomia de raiz - para participar da coordenação e trazer novas ideias para o grande evento. A partir daí as presenças da agricultura familiar, marisqueiras, estudantes, professores, pesquisadores, chefes de cozinha e representantes das comunidades quilombolas serão uma das marcas da festa deste ano, na qual a estrela principal são os pescadores - camboeiros e tarrafadores.

Já confirmaram a participação, em verdadeiras aulas-shows, a Lucineide Ribeiro (garde manger do Grupo Catussaba Hotéis), Clodomiro Tavares (chef executivo do Grupo Catussaba Hotéis), além de Richard James, o chef australiano que já percorreu vários países mostrando a sua gastronomia.

O FESTIVAL 
O Festival da Tainha nasceu da tradição dos pescadores de Maraú em comemorar a fartura da pesca da Tainha, nos meses de abril e maio, fazendo uma grande festa ao repartir o resultado das pescarias com a comunidade, para agradecer à natureza por tamanha generosidade.

Neste período do ano, as águas da Península de Maraú ficam cheinhas de Tainha. Antes a quantidade era tão grande que os pescadores nem sabiam o que fazer com tanto peixe, não tinham como congelar, nem como transportar para outras localidades para comercializar. Desta forma bastante simples nasceu a Festa da Tainha.

A grade da programação do festival está repleta, com a realização de torneio de pesca, eleição da rainha, bingo, aulas-shows, palestras, oficinas, jantar "Gratidão ao Mar", apresentações culturais, programação infantil, música ao vivo e os concursos "Cozinha do Chef" e "Cozinha Lá de Casa".

Mais informações: https://www.facebook.com/festivaldatainhamarau?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário