IPTU 2024

segunda-feira, 17 de março de 2014

Governo de Valença homenageia Professora Macária Andrade‏...


A prefeitura de Valença, através da secretaria da Cultura, prestou, neste sábado, 15, à noite, uma homenagem a uma das figuras mais ilustres desta terra. Um recital de poesias, por poetas e atores valencianos, e a entrega do Troféu Macária Andrade foi um reconhecimento a esta que, em vida, muito significou para a educação e a cultura valenciana.

Recentemente falecida aos 84 anos de idade, Macária dos Santos Andrade, ou professora Macária, como era mais conhecida, entra na história do município como uma grande educadora, pioneira na luta pela implantação do ensino superior na cidade, poetisa, escritora, membro da Academia de Letras do Recôncavo, membro fundador da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes, e autora da letra do hino de Valença.

A homenagem aconteceu no teatro municipal, onde compareceram muitos amigos, colegas professores, autoridades municipais e pares da Academia Valenciana de Letras. Em meio ao recital de poesias e às falas que diziam do perfil da homenageada, momentos de emoção marcaram o evento. 

A prefeita Jucélia Nascimento também dirigiu palavras elogiosas sobre o que representou professora Macária para Valença, confirmando, na oportunidade, os propósitos do governo do município no sentido de que a educação e a cultura são instrumentos de ação fundamentais para a transformação da sociedade. A prefeita também sinalizou positivamente para algumas sugestões apresentadas durante o evento, a exemplo da instituição do Dia Municipal da Cultura e da revitalização do teatro municipal. Para a diretora municipal da Cultura, Edna Xavier, o momento ajudou a mostrar o olhar de atenção que o governo de Valença vem dedicando ao segmento artístico e cultural local.
(Ascom – Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário