IPTU 2024

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Festival VIVADANÇA tem editais abertos para dançarinos...

Estão abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições para os editais 2014 do VIVADANÇA Festival Internacional que acontece em Salvador, Camaçari e Belo Horizonte, entre abril e maio desse ano. A ideia é dar oportunidade para dançarinos amadores e profissionais participarem dessa que será a oitava edição do Festival. Além das duas categorias do prêmio VIVADANÇA – residência artística e difusão de obras coreográficas, o edital também contempla a inscrição de coreografias para a mostra Casa Aberta que esse ano acontece no Teatro do ISBA, nos dias 15, 16 e 17 de abril, sempre às 20h. As inscrições são gratuitas e os editais e formulários estão disponíveis no site www.festivalvivadanca.com.br . O festival é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fazcultura.

Inovação é realmente a marca do prêmio, que tem novidades para 2014. Dançarinos poderão se inscrever em uma das duas categorias: residência artística e difusão de obras coreográficas. “Acredito que a sustentabilidade do Festival está diretamente ligada à sua renovação. A cada ano busco inserir ações que possam trazer novos resultados, sempre com o olhar atento ao movimento da dança na nossa cidade, no nosso país e no mundo”, explica Cristina Castro, diretora e curadora do Vivadança Festival Internacional. Uma das novidades previstas para o ano é a categoria Residência Artística, promovendo o contato dos bailarinos e performers baianos com um nome de referência na dança contemporânea. “Teremos pela primeira vez uma residência com um coreógrafo internacional, que trabalhará exclusivamente com dançarinos locais, além de uma seleção de espetáculos baianos que receberão a presença de curadores de festivais de dança contemporânea do Brasil. Nosso objetivo é aquecer o mercado da dança, incentivar a inserção do produto artístico baiano fora do Estado e dar oportunidade de trabalho e intercâmbios aos dançarinos e coreógrafos. O Prêmio trará aos artistas experiência e possibilidade de criar novos caminhos. Ao público, proporcionará uma excelente oportunidade de conhecer melhor a dança contemporânea baiana” acrescenta a curadora.

Na categoria residência artística, os selecionados participarão de um processo artístico de 15 dias com o coreógrafo e dançarino israelense Idan Cohen. Cinco bailarinos serão escolhidos em uma audição e irão compor um espetáculo criado e dirigido por Cohen e deve apresentar a coreografia durante o Festival. Já a categoria difusão de obras coreográficas pretende ser uma vitrine para a produção de dança na Bahia. A curadoria do VIVADANÇA Festival Internacional escolherá alguns espetáculos baianos para compor uma pequena mostra e serem apresentados a curadores de grandes festivais nacionais e internacionais.

Mostra Casa Aberta – Também estão abertas as inscrições para a Mostra Casa Aberta, que já acontece em sua sétima edição dentro do VIVADANÇA festival internacional. Serão selecionados, no mínimo, 24 coreografias de até 10 minutos que se apresentarão entre os dias 15, 16 e 17 de abril no palco do teatro do ISBA, em Ondina, sempre às 20h, a preços populares (R$10,00 inteira e R$5,00 meia).

De acordo com Luiz Antônio Júnior e Janahina Cavalcante, coordenadores da Mostra Casa Aberta, “desde o início, a Mostra surge como uma possibilidade de convergência de linguagens e propostas coreográficas, exaltando a diversidade do movimento. Aqui é possível ver a bailarina que dança na sapatilha de ponta ao lado do garoto da dança de rua que se arrisca em saltos mirabolantes, dividindo o mesmo palco onde o bailarino contemporâneo apresenta sua investigação cênica e a dançarina expõe suas habilidades na dança do ventre”.

Para a Mostra, podem se inscrever artistas e produtores independentes, grupos, academias, companhias e coletivos artísticos da área de dança. Cada proponente pode escrever até cinco trabalhos de seu interesse, desde que tenham tempo máximo total de 10 minutos de duração, cenário e necessidades técnicas adaptáveis.

Os selecionados contarão com apoio de produção, camarim e certificado de participação para os artistas, além de dividirem o resultado da bilheteria do dia de sua apresentação. Para participar do edital basta acessar o site www.festivalvivadanca.com.br e preencher o formulário próprio até o dia 17 de fevereiro. O resultado também será divulgado pelo site no dia 24 de fevereiro.

SERVIÇO
O quê: Editais Prêmio VIVADANÇA (residência artística e difusão de obras coreográficas) e Mostra Casa Aberta

Prazo: 17 de fevereiro de 2014

Quem: Dançarinos e grupos de dança amadores e profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário