IPTU 2024

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UNEB e Prefeitura de Valença proporcionam trabalho e cidadania...

O 'Vivências' é um projeto de Extensão Universitária que pretende contribuir para o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca envolver docentes, discentes e técnicos da UNEB em projetos que promovam o intercâmbio de saberes entre a Universidade e a comunidade, através da mobilização comunitária. Tem por objetivo geral ampliar a relação entre universidade e as comunidades, que de forma participativa, buscarão responder às demandas locais e como objetivos específicos construir projetos participativos com as comunidades identificadas, mediando o acesso dessas mesmas comunidades às políticas públicas ainda ausentes, proporcionando emancipação dos sujeitos e inclusão social.

Desta forma, a equipe básica do “Vivências”, composta por cinco monitores, que tem como coordenador o analista universitário Reginaldo Araújo, organizou uma Feira denominada de “Vivências: Cidadania e Trabalho” objetivando envolver os moradores do “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro do Novo Horizonte, no dia 08 de dezembro de 2013, com a participação de advogados e alunos de Direito, que prestaram orientações jurídicas, e alunos de pedagogia, que prestaram serviços educacionais. 

O Diretor do Departamento, Professor Pedro Augusto Lopes Sabino, tem acompanhado e dado total apoio às ações realizadas pelo projeto e tem se dedicado para que o Campus XV seja referência para que os saberes adquiridos na academia sejam disseminados na comunidade. O projeto em referência teve a efetiva participação da prefeita Jucélia Nascimento, que abraçou a ideia e orientou que as secretarias municipais participassem do mesmo, levando serviços essenciais à citada comunidade. Assim, foram oferecidos serviços médicos, odontológicos e vacinação; o SAAE, que esteve presente esclarecendo sobre os serviços prestados pela autarquia; o CEGER – Centro de Geração de Emprego e Renda que, além de oferecer serviços de manicura e cabeleireiro, demonstrou aos os moradores que não têm empregos formais a possibilidade de estarem se capacitando e trabalhando por conta própria. Nesse sentido, a diretora do CEGER, Jucélia Araújo, informou que oferecerá dois cursos de capacitação que serão realizados no próprio condomínio. Também a Secretária Municipal da Promoção Social, Renata Sampaio, esteve presente com alguns funcionários para dirimir dúvidas sobre o Bolsa Família e, inclusive, determinou que os responsáveis pelo Bolsa Família realizassem, durante toda a semana, o cadastramento e recadastramento daqueles que tenham direito ao referido benefício.

Conforme Reginaldo Araújo, o evento foi extremamente significativo e outras ações estão previstas para acontecer em beneficio daquela comunidade. A prefeita Jucélia deixou claro que a UNEB é uma instituição que há muito tempo vem colaborando no crescimento econômico e social de Valença e que está disposta a participar de todos os eventos que venham a beneficiar tanto os moradores do “Minha Casa, Minha Vida” quanto moradores de outros bairros. É a prefeitura de Valença e a UNEB demonstrando que é possível construir uma cidade melhor, com mais justiça social, onde as pessoas compreendam a importância do trabalho como geradora de mais igualdade social. 
(Reginaldo Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário