IPTU 2024

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Começa quinta-feira o I Festival Gastronômico de Valença‏...

Valença, município da Costa do Dendê, litoral sul da Bahia realiza nesta semana o maior evento de culinária de toda região. Trata-se do I Festival Gastronômico de Valença, que acontece na Praça da República, nos próximos dias 05, 06 e 07. Realizado pela Prefeitura deste município, o Festival chega para consolidar uma das mais ricas e diversificadas culinária do país. O evento tem chamado a atenção de vários chefes de cozinha, inclusive do exterior, que já confirmaram presença. Como confirmado também está o show do cantor Xangai, que se apresenta a partir das 22h30 do último dia do evento.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, o I Festival Gastronômico de Valença está sendo planejado para marcar em grande estilo, o que o município tem de melhor na sua gastronomia. A parceria entre a Prefeitura de Valença, SEBRAE, Governo da Bahia, a chef Rosa Gonçalves e apoiadores, entre outros, garante a qualidade do evento.

O Festival começa com um Seminário sobre gastronomia, cuja abertura será feita pela prefeita Jucélia Nascimento, às 15h50 . Paralelamente acontece uma exposição fotográfica mostrando atrativos culturais e turísticos de Valença. Além do seminário, consta do festival palestras e aulas-shows. Há ainda na programação dois concursos de gastronomia: "Cozinha do Chef", do qual podem participar profissionais da área e "Receita de Família", aberto à participação de qualquer pessoa, desde que tenha idade superior a 16 anos.

Uma celebração aos sabores da Costa do Dendê, assim está sendo visto o evento, que vai reunir concursos gastronômicos, shows musicais e exposição dos produtos que fazem a exótica e deliciosa culinária da região, que é um dos mais procurados destinos turísticos da Bahia.

As melhores técnicas da gastronomia e os toques mágicos das receitas artesanais que fazem da comida local uma das mais apreciadas do mundo vão estar presentes no preparo dos frutos do mar e da terra. Ostra, caranguejo e siri. Carnes diversas, como as deliciosas mantinha e de fumeiro, muito peixe e camarão. Irresistível prazer com tempero de coco, pimenta, cravo e dendê!

O festival vai ainda disponibilizar 30 estandes para associações e grupos que desenvolvem a economia solidária e criativa, com venda de produtos ligados, por exemplo, à gastronomias, turismo e artesanato. Vai também contar com painéis de agricultura familiar, turismo e agricultura criativa na Costa do Dendê, e uma apresentação da Orquestra Filarmônica 24 de Outubro.
(Ascom - Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário