IPTU 2024

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Governo de Valença garante mais de 2 mil pessoas em capacitações...

Ações afirmativas realizadas pelo governo de Valença, através da Secretaria da Promoção Social, beneficiarão, diretamente, até o final deste ano, cerca de 2 mil pessoas no município, através de cursos de capacitação profissional ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Específico (PRONATEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Com o PRONATEC a parceria já está na segunda etapa, beneficiando 330 alunos em cursos de auxiliar administrativo, eletricista predial de baixa tensão, cabeleireiro assistente, desenhista da construção civil I, inglês básico, entre outros, com carga horária de 200 e 400 horas. Na Escola José Andrade Soares, localidade do Bonfim, 45 alunos fazem parte da turma do curso auxiliar administrativo. “Estamos expandindo a nossa oferta de cursos, inclusive para a zona rural. Isso estimula a autoestima das pessoas que se tornam agentes multiplicadores”, disse Jucélia Araújo, coordenadora do Centro de Geração e Renda de Valença (CEGER).

A parceria com o SENAC viabilizou cursos de corte e costura no CEGER de Serra Grande, onde duas turmas com 15 alunos cada estão funcionando. Em Saruê, outras 15 pessoas já iniciaram o curso de bordado à mão. Além dessas localidades, existem cursos em andamento no Entroncamento (corte e costura, bordado à mão, pintura em tecidos), no Ceger Guaibim (auxiliar cabelereiro, espanhol, corte/escova, e no Ceger Baixão, com os povoados de Bananeira, Ponto Novo e Tremendal.

De acordo com a Secretária da Promoção Social do município, Renata Sampaio, os cursos oferecidos estão chegando com maior intensidade, graças ao trabalho entre a Prefeitura e as entidades parceiras. Para isto, a Prefeita Jucélia Nascimento tem dado total apoio. “A nossa administração tem carinho e atenção especial pelo social. Graças à sensibilidade da nossa prefeita estamos avançando ainda mais”, disse Renata.

CRAS BOLÍVIA
Em parceria com o SENAC e o PRONATEC, o CRAS do bairro da Bolívia está com quatro cursos em andamento. São jovens e senhoras que estão aprendendo corte e escova, auxiliar de cabeleireiro, embelezamento de pés e mãos e pintura em tecidos.

No CEGER Central, localizado na Rua Cecília Meireles, são duas turmas de corte e escova em andamento e 02 turmas corte e costura, com início previsto para outubro deste ano. Esses cursos são em parceria com o SENAC

SENAI
Em parceria com o PRONATEC/SENAI, novos cursos estão aportando em Valença. Estão sendo ofertadas 40 vagas para curso de pedreiro de alvenaria com carga horária de 200 horas e 40 vagas para curso de pintor de imóveis. As aulas serão iniciadas no dia 14 de outubro, em espaço cedido pelo Projeto Construir Melhor, no bairro do Novo horizonte. Os interessados deverão se dirigir ao CEGER Centro, e têm até o dia 30 de setembro para se inscreverem. 

(Ascom - Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário