Respeita as Mina

Respeita as Mina

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo confirma que Bahia não participará do horário de verão...

O governador Jaques Wagner confirmou nesta quarta-feira (11) que a Bahia não fará parte do horário de verão que começa no último trimestre de 2013. A afirmação foi feita durante a coletiva em que o governo anunciou novos voos internacionais para o estado. O motivo é a forte rejeição por parte da população baiana.

"Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão, disse Wagner.

A decisão acompanha a do ano passado, quando o estado também ficou de fora, depois de uma polêmica - Wagner chegou a anunciar a adesão da Bahia ao horário, mas por conta da pressão voltou atrás e mudou de ideia.

"Apesar de ser favorável ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner. "Eu sou governador, não sou o dono da Bahia, e não posso ficar brigando com a população inteira. O estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia", afirmou o governador na época.

A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.

O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011, Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar e teriam que enfrentar a falta de claridade nas ruas.

O horário de verão começa em 20 de outubro deste ano.
(Correio*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário