IPTU 2024

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ELEIÇÃO para REITOR: Comissão Eleitoral da UNEB barra manobras eleitoreiras...

O reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor Lourisvaldo Valentim, tornou sem efeito diversas portarias nas quais exonerava técnicos universitários e os renomeava em outros cargos que haviam sido publicadas no dia 30 de agosto.

Os atos obedecem orientação da Comissão Eleitoral, que identificou na movimentação de cargos uma ação que visava evitar que os técnicos alcançados pela mudança de cargos votassem na eleição de reitor no próximo dia 09 de outubro. De acordo com a norma que rege a eleição direta para reitor, os ocupantes e cargos comissionados que não fazem parte do quadro efetivo da UNEB, só podem votar se tiverem no mínimo quatro anos de cargo ininterrupto.

A manobra foi denunciada pelo candidato ao cargo de reitor, prof. José Bites de Carvalho. Todos os servidores alcançados pelas portarias afirmavam abertamente o seu apoio a Bites e com a mudança dos cargos, criava-se uma interrupção que fazia com que eles não pudessem mais votar. Provocada, a Comissão Eleitoral recomendou ao reitor a anulação dos atos, que foi atendido e publicado no Diário Oficial de ontem, dia 05/09. Para José Bites, essa é mais uma vitória da democracia. “Outras ações estão sendo articuladas pela reitoria para favorecer a candidata deles, mas estaremos atentos e o que pudermos evitar ou desfazer, assim agiremos”, afirmou José Bites.

A campanha começou no último dia 16 de agosto e a eleição será no dia 09 de outubro, envolvendo os 24 Campi da Universidade e os 29 departamentos que compõem a UNEB. A eleição é dividida em três segmentos, professores, técnicos e estudantes. Cada segmento representa 33% do eleitorado e a soma dos percentuais é que determina o vencedor. Os três candidatos mais votados compõem uma lista tríplice que será encaminhada para o governador que tradicionalmente nomeia o mais votado.

Candidatura de oposição
A candidatura do professor José Bites já recebeu o apoio de 22 diretores de Departamento dos 29 que compõem a UNEB. Para compor a chapa de Bites no cargo de vice foi escolhida por estes diretores a professora Carla Liane Nascimento, atual diretora do Departamento de Educação de Salvador.

José Bites de Carvalho é professor do Departamento de Senhor do Bonfim, onde foi diretor por três vezes e sempre teve atuação destacada na gestão.

Em 2010 assumiu o cargo de pró-reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD) onde desenvolveu um trabalho de excelência, inclusive organizando o setor de elaboração de projetos o que levou a UNEB a conseguir junto ao Conselho Estadual de Educação CEE mais de 90% de aprovação dos cursos. Além disto, aumentou o tempo médio de aprovação dos cursos que antes da sua gestão na PROGRAD era de três anos e agora subiu para 5 anos.

Este trabalho desenvolvido junto a PROGRAD credenciou José Bites como candidato a reitor nas eleições atuais. Em abril de 2013 ao ter sua candidatura posta pela comunidade acadêmica, Bites foi exonerado do cargo, causando uma reação na universidade. A ação foi meramente política, hoje se pode afirmar com convicção, pois, na época o reitor afirmou que estava exonerando José Bites, pois não poderia um candidato continuar no cargo de pró-reitor. No entanto Bites disputa a eleição com outros dois candidatos: o atual pró-reitor de Pós-Graduação, prof. José Claudio e a atual vice-reitora, Adriana Marmori. Nenhum dos dois precisou se desincompatibilizar para disputar o pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário