Respeita as Mina

Respeita as Mina

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Valença poderá se tornar o maior polo de formação de mão de obra para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu...

Na manhã da última terça-feira (30), empresários e representantes do poder público de Valença visitaram a Enseada de São Roque do Paraguaçu.

A visita organizada pelo Secretário de Indústria e Comércio e Presidente da ACE, Ademir Costa, já começa a surtir seus primeiros efeitos. Na tarde de quarta-feira (31), Ademir, se reuniu com um grupo de empresários para planejar a vinda dos representantes do Estaleiro Enseada do Paraguaçu a Valença. O objetivo é inserir Valença no roteiro econômico do estaleiro.

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu é considerado o maior investimento realizado pela iniciativa privada na Bahia nos últimos 10 anos. O EEP, que está sendo construído no município de Maragogipe, a 79 km de Valença, emprega somente nesta primeira etapa 2.800 operários. Nos anos seguintes, quando a fase de produção estiver mais próxima, as oportunidades surgirão para outras 19 áreas, mapeadas pela empresa. Pelo menos 5 mil pessoas trabalhará no estaleiro até 2015.

De acordo com Ademir Costa, Secretário de Indústria e Comércio e Presidente da ACE de Valença, a visita ao Estaleiro possibilitou um leque de oportunidades para o município. “ Esse é mais um passo importante para o município. Valença agora pode se tornar o maior polo de formação de mão de obra para o Estaleiro de São Roque, afinal somos privilegiados com dois Institutos Federais, além disso, as oportunidades de negócios para os empresários locais são muitas. Estamos confiantes a acreditamos nessa parceria” Afirma Ademir

A parceria entre a prefeitura e o governo federal através do PRONATEC, poderá tornar Valença um polo de formação de mão de obra para o EPP, isso porque, os dois Institutos Federais do município já fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, havendo, portanto a possibilidade de inserir cursos que formem operários para o Estaleiro de São Roque do Paraguaçu.

Para o empresário Fabio Andrade, a visita ao Estaleiro já se transformou em oportunidade de Negocio. “Após da visita descobrir que posso me tornar um dos fornecedores do EEP, já comecei a me organizar para entrar na disputa. Assim como eu outros empresários já conseguiram visualizar a oportunidade de negocio” Afirmou Fábio.

Representes da EEP estão agendando uma visita a Valença para conhecer o potencial do município. A expectativa do Secretário de Indústria e Comércio é tornar esta visita em um evento que concretize a parceria entre Valença e a EEP.
(Cristiane Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário