IPTU 2024

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CEEP: Mais cursos de Educação Profissional são iniciados pela DIREC-5

A professora-coordenadora Cássia Beatriz proferiu a aula inaugural
O auditório do CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano (antigo Coesva), em Valença, recebeu nesta segunda-feira 26, alunos dos cursos de Atendente de Nutrição e Agente de Observação de Segurança do PRONATEC, promovido pela Secretaria Estadual de Educação.

Os cursos que iniciam já com 2 turmas pela manhã e pela tarde, tiveram sua aula inaugural proferida pela coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico e Pedagógico do Núcleo Leste da Superintendência de Educação Profissional , Cássia Beatriz e terão carga horária de 360 horas. 

No curso de nutrição, os estudantes serão habilitados a exercer atividades junto ao Serviço de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, comerciais e educacionais. Atuando em cozinhas, em unidades de internação hospitalar e em todo o processo produtivo da dieta, auxiliando na distribuição de refeições aos pacientes, acompanhantes e funcionários. 

Já o agente de observação de segurança acompanha serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores, além de reconhecer, avaliar e controlar riscos no manuseio equipamentos e produtos e realizar medições por meio de procedimentos estabelecidos, visando à prevenção de acidentes de trabalho, bem como à qualidade de vida, principalmente em empresas dos ramos químico, petroquímico, metalúrgico e alimentício, de forma a garantir o cumprimento das normas NR-1 e NR-33.

Os cursos fazem parte do PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado em 2011, presidenta Dilma Rousseff e tem como principal objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da Educação Profissional, através da efetivação do contra-turno no Ensino Médio.

Para a professora, Flordolina Angélica, diretora da DIREC 5, que participou da aula inaugural, a oferta de vagas é uma oportunidade para os jovens terem uma qualificação profissional, contribuindo para o acesso ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário