terça-feira, 5 de março de 2013

Mais de 1.200 pessoas participaram do lançamento do PRODEBON em Valença‏

O Governo de Valença teve na manhã desta segunda-feira (04), a demonstração da força política da nova administração municipal. O município foi escolhido pelo Governador Jaques Wagner para o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (PRODEBON), realizado na 1ª Igreja Batista, recebendo o Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, o Secretário de Ciências e Tecnologia, Paulo Câmara, e toda cúpula de órgãos e entidades que auxiliam a SEAGRI.

A Prefeita Jucélia Nascimento abriu o evento exaltando o momento vivido pelo município, que assume definitivamente o papel de protagonista das ações no Baixo Sul da Bahia. Falando para uma platéia estimada em mais de 1.200 pessoas, a maioria agricultores familiares, Jucélia ressaltou a atenção que o Estado tem dedicado a Valença neste início de governo. “A parceria tem apresentado resultados concretos, a exemplo das solicitações feitas e que já começam a ser atendidas. Com a realização desse evento temos a demonstração da confiança do governador Jaques Wagner no novo governo”, disse. A Prefeita aproveitou o momento para lembrar o “Março Mulher”, que tem o seu ápice no próximo dia 08, Dia internacional da Mulher. “Queria parabenizar a minha equipe, em especial a Secretaria de Promoção Social, através da minha Secretária Renata Sampaio e do Centro de Referência da Mulher, com a coordenação de Maria Helena, pela programação”.

Em seguida ocorreram as assinaturas da Ordem de Serviço para distribuição de 80 mil mudas de seringueiras e de um termo de cooperação entre os órgãos presentes e as instituições financeiras (Banco do Brasil e BNB) parceiras do programa.

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, exaltou a região: “Temos um solo rico. Tudo que se planta, dá”. Em seguida, Salles elogiou a postura da Prefeita Jucélia em ter escolhido Joailton de Jesus para Vice e Secretário de Agricultura. “Sou engenheiro agrônomo e parabenizo a Prefeita por ter colocado Joailton na Secretaria de Agricultura, que com seu trabalho tem ajudado muito a agricultura da região”. Sobre o PRODEBON Eduardo Salles ressaltou a viabilidade, haja vista que a Bahia, mesmo sendo o 2º produtor de borracha do país, importa 40 % de suas necessidades.

O objetivo do PRODEBON é buscar a auto-suficiência de borracha natural no estado da Bahia por meio do aumento da produção e melhoria da qualidade do produto, dando ênfase ao desenvolvimento social, crescimento econômico e à conservação ambiental. O Programa, que no campo será consorciado com plantios de banana e cacau, será implantado em nove territórios de identidade geográfica, beneficiando preferencialmente os mine e pequenos agricultores. Com a implementação do PRODEBON a produção aumentará de 17.291 toneladas de borracha seca em 2013, para 146.555 toneladas em 2040. A renda do setor primário crescerá dos atuais R$ 101,8 milhões por ano, para R$ 863,2 milhões/ano em 2040. O número de empregos diretos da heveicultura passará dos atuais 6.557 para 34.753 postos de trabalho quando todos os seringais estiverem em exploração. A renda per capta líquida por módulo de 3 hectares de SAF com seringueira será de 2 a 4 salários mínimos mensais na fase reembolso do financiamento e de 4 a 6 salários na fase subsequente.

Além da SEAGRI, a grandiosidade do evento contou com as presenças dos prefeitos Leandro Ramos (Igrapiúna e Presidente da Amubs), Carlos Azevedo (Nilo Peçanha), Toinho (Taperoá), Emiran (Laje), Moacy (Presidente Tancredo Neves), da Prefeita de Ituberá, Iramar, do superintendente da SEDIR, Cláudio Queiroz, Superintendente do MDA, Wellington Resende, do presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Bertolino de Jesus, representantes da EBDA, SEBRAE, OCT, FETRAF-BA, FETAG, CEPLAC, FAEB, SENAR, CAR, CDA, setores produtivos, Banco do Brasil, BNB, BANCOOB,18 secretários de agricultura dos municípios da região, estudantes do IF Baiano Campus Valença, lideranças agropecuárias da região, outros secretários municipais, vereadores e representantes de territórios de identidade.
(Ascom PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário