IPTU 2024

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Luiz Viana vence eleições da OAB-Bahia

O Mestre em Direito Público, Luiz Viana Queiroz, venceu, nesta quinta-feira (22/11), as eleições para a Presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). A chapa Mais OAB, encabeçada por Queiroz, obteve 5.923 votos (44,13%).

Em segundo lugar, a chapa Ação e Ética, liderada por Antônio Menezes, teve 5.486 votos (40,87%), enquanto a Dignidade e Juventude, comandada por Maurício Góes e Góes, ficou com 1.576 votos (11,74%). Anulados foram 348 votos (2,59%)  e 89 (0,66%) ficaram em branco.

LUIZ VIANA 
Na OAB, Luiz Viana foi conselheiro federal pela Bahia de 2007 a 2009, quando integrou a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. Reeleito como conselheiro federal para o biênio 2010-2012, Luiz Viana é presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral e Reforma Política. 

PROMESSAS A SEREM CUMPRIDAS... 

Durante a campanha, o professor Luiz Viana prometeu uma Ordem mais atuante, mais combativa na defesa das prerrogativas dos advogados e mais comunicativa. 

Em sua gestão a OAB-BA adotará uma postura mais firme avançada no enfrentamento das autoridades abusivas, ineficientes ou corruptas. “Advogado que enfrentar autoridade não vai ter a carteira cassada, advogado que enfrentar autoridade vai ter aplauso da OAB”, afirmou Luiz. 

O futuro presidente destacou, também, a necessidade de “um enfrentamento jurídico, como desdobramento ao enfrentamento político da direção da OAB”. Para tanto, propôs profissionalizar a entidade com a criação da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas, com a composição de uma comissão nos principais fóruns da capital e do interior. 

Entre as propostas para os advogados do interior, Luiz Viana prometeu sedes dignas e mais autonomia financeira para as subseccionais. “Vamos implantar o repasse automático de recursos para as subseccionais, com critérios objetivos a serem definidos, que podem ser o número de advogados de cada região ou o tamanho da área geográfica que seccional atua”, revelou. 

Viana prometeu ainda uma OAB mais comunicativa, democrática e transparente, com uso intensivo de tecnologia para dialogar com os advogados e envolvê-los nas tomadas de decisão. “Vamos conectar todos os advogados, através dos meios disponíveis com as novas tecnologias, para construir uma OAB mais comunicativa e para implementar uma verdadeira democracia participativa na Ordem. Nós vamos ter transparência total on-line, diária e em linguagem acessível, para que os advogados saibam quanto a OAB tem em caixa e possam decidir sobre suas prioridades”. 

O advogado Luiz Viana, que presidirá a OAB da Bahia no triênio 2013-2015, afirmou, ao final da contagem dos votos, no Centro de Convenções, em Salvador: “Ao longo da campanha, a gente conseguiu dialogar com os advogados da Bahia e com as advogadas baianas. Acho que houve uma identificação com as nossas propostas e por isso ganhamos a eleição. A minha expectativa é fazer uma nova OAB, uma Ordem mais participativa porque é tempo de inclusão para todos os advogados”, comemorou. 

Segundo o presidente eleito, agora ele reunirá a equipe de campanha para discutir os passos que tomará a partir de 1º de janeiro. “Até 31 de dezembro, o presidente é Saul Quadros”, pontuou. 
(Com informações da Tribuna da Bahia e do Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário