IPTU 2024

sexta-feira, 16 de março de 2012

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completa 12 anos, com destaque para bailarinos de Valença

 A turma de Valença da Bahia no Ballet Bolshoi do Brasil, em Joinville 
A única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, localizada no norte do Estado de Santa Catarina, em Joinville, completou 12 anos ontem (15) e para comemorar, duas apresentações especiais foram preparadas. A primeira aconteceu às 10h30, no Teatro Juarez Machado, especialmente para as empresas amigas do Bolshoi, enquanto a segunda foi às 20h, aberta ao público em geral. Cerca de 150 alunos participaram das apresentações. O repertório foi o mais variado possível, englobando danças folclóricas, contemporânea, chegando ao mais puro clássico.

O diferencial deste ano foi que todos os novos alunos foram apresentados para a comunidade, num grande batismo no palco. Entre eles os valencianos Lavínia Gonçalves, Maria Eduarda e Marcos Antônio. Valença tem hoje no Bolshoi sete pequenos dançarinos, que estudam lá graças ao Ballet Stylo Corpo, da professora Sínthia Bulcão, equipe de pais e o apoio de amigos de diversos segmentos.

Para completar, a rede RBS levou ao ar esta semana uma reportagem especial (assista abaixo) e nela duas valencianazinhas – Lavínia e Maria Eduarda - aparecem, cheias de orgulho, mencionando sua (nossa) cidade natal.

Ao todo, o Ballet Bolshoi do Brasil tem quase 300 crianças e adolescentes bolsistas na cidade da dança, em Joinville, em turmas com 40 vagas anuais disputadas por milhares de estudantes em todo o país.

O ideal do Bolshoi Brasil é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Os próximos passos do Ballet Stylo Corpo de Valença indicam que, no próximo mês de abril, promoverão uma reunião com os profissionais de contabilidade do município no intuito de encontrarem uma forma legítima de ajudar esse belo movimento, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Um comentário:

  1. Obrigada pela divulgação, Railton Ramos! Você é um grande colaborador da noss cultura.

    ResponderExcluir